Roberto Costa critica condições de ruas em São Luís

Da Assecom / Gab. do dep. Roberto Costa
21/02/2011 00h00 - Atualizado em 22/02/2011 09h49

Roberto Costa critica condições de ruas em São Luís

O deputado Roberto Costa utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (21), para informar a inclusão de São Luis no projeto do Governo Federal, o PAC Mobilidade. Outro ponto ressaltado e bastante criticado pelo deputado foi o estado das vias da capital maranhense. No primeiro assunto levado à tribuna, Roberto Costa disse que o PAC Mobilidade vai destinar recursos a 24 cidades para ampliar o transporte público e serão investidos 18 milhões. O Programa será dividido em três etapas: MOB 1, MOB 2 e MOB 3. A capital do Maranhão será inserida no MOB 2, que inclui municípios com população entre um e três milhões de habitantes e corresponde a 4% da população do país. Nesse grupo estão seis cidades: Manaus, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Luís. Após o informe o deputado ressaltou a realidade em que se encontram as vias públicas de São Luis. “A população de São Luis tem passado por grandes dificuldades e a reclamação é geral por onde passamos. Vários bairros como Divineia, Turu, Vinhais, a área Itaqui-Bacanga e até mesmo a Avenida dos Holandeses estão cheias de buracos”, disse. Roberto Costa fez um balanço da situação crítica que vem sofrendo a população. “No último sábado pela manhã, em apenas 15 minutos, dez motoristas tiveram o pneu do carro cortado em buraco em plena Avenida Colares Moreira, no São Francisco”, disse. “Na Divineia, várias ruas, entre elas a Rua Jaú, que poderia servir para aliviar o trânsito, não estão em boas condições”, acrescentou o deputado. O deputado também incluiu vias de bairros como Bequimão, Cidade Operária, Cohama, Maracanã, zona rural e até mesmo a Avenida Litorânea, como em péssimas condições. APARTES Durante seu discurso, Roberto Costa foi aparteado pelos deputados Bira do Pindaré (PT), Marcelo Tavares (PSB) e Gardênia Castelo (PSDB). A deputada Gardênia Castelo defendeu a administração da prefeitura, ressaltando que o prefeito precisa dos governos estadual e federal para realizar uma boa administração. O deputado Roberto Costa rebateu. “A governadora Roseana Sarney sempre esteve pronta a ajudar e cito aqui o exemplo do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que independente de questões partidárias, solicitou uma parceria entre município e estado para administrar sua cidade. O prefeito Castelo devia fazer a mesma coisa”, afirmou. Costa também reforçou a ideia de solucionar o problema das vias públicas através de uma parceria. “Se o prefeito tem dificuldade em administrar a cidade, que ele procure a governadora, para que a população não sofra mais com tanta buraqueira”, disse o deputado. Nos momentos finais de seu pronunciamento, Roberto Costa fez referência ao discurso da deputada Gardênia a respeito do Dia da Justiça Social. “Justiça Social também é não permitir que a população de São Luis sofra com as ruas cheias de buracos. É não aceitar o [hospital] Socorrão, como está e principalmente não aceitar que as crianças da rede municipal fiquem sem estudar por falta de vaga. Isso também é justiça Social”, finalizou.