Gardênia: relatório apontará soluções para Aterro da Ribeira

Agência Assembleia
24/02/2011 00h00 - Atualizado em 24/02/2011 15h46

Gardênia: relatório apontará soluções para Aterro da Ribeira

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) informou nesta quinta-feira, 24, que a Prefeitura de São Luís encomendou um relatório, através de uma empresa especializada, que tem como objetivo apresentar uma solução definitiva para o problema do Aterro da Ribeira, depósito de lixo localizado a sete quilômetros do aeroporto Marechal Cunha Machado. De acordo com Gardênia Castelo, um estudo aprofundado é imprescindível, pois é necessário indicar qual a melhor solução para a remoção, o tratamento e o destino final do lixo. Ela destacou que as ações da prefeitura com relação ao Aterro da Ribeira tiveram como parâmetros exemplos bem-sucedidos de outras capitais. A questão do aterro da Ribeira foi levado à tribuna da Assembleia pelo deputado Roberto Costa (PMDB), que repercutiu um relatório da Infraero, apontando o Aterro da Ribeira como principal foco de atração de urubus, que expõe as aeronaves a risco de acidentes. Gardênia Castelo reconheceu a importância do tema levado à tribuna pelo também parlamentar Roberto Costa (PMDB) e reforçou que a solução para o problema já está sendo providenciada pela Prefeitura Municipal. Ela lembrou que o Aterro da Ribeira foi construído na gestão da então prefeita Conceição Andrade (década de 1990) em parceria com a Companhia Vale do Rio Doce, quando a realidade urbana de São Luís era outra. Ela destacou que hoje a população já ultrapassa um milhão de habitantes e, além da capital, o aterro atende a outros três municípios da Ilha: São José de Ribamar; Raposa e Paço do Lumiar. “A secretaria de obras tem enfrentado o problema e feito o que é possível sim. Agora essa é uma questão que não surgiu nesse exato momento, vem se acumulando ao longo de muitos anos”, declarou. Sem desmerecer a preocupação do deputado Roberto Costa com relação ao Aterro da Ribeira, Gardênia Castelo destacou ainda que os problemas do aeroporto Cunha Machado não se limitam ao do aterro da Ribeira, mas também há muitos problemas de ordem interna. “Tenho ouvido reclamações, e algumas pessoas tem dito que o aeroporto de São Luís está parecendo uma grande rodoviária. E isso é triste também. É importante que a Infraero melhore a gestão”, sugeriu. INFRAESTRUTURA Em outro momento da sessão Eduardo Braide (PMN) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para conclamar os deputados a unirem forças com o objetivo de promover a aproximação entre os governos Federal, Estadual e municipal, com vistas a concretizar melhorias para São Luís. Em aparte, Gardênia Castelo destacou que nenhum outro Governo do Estado investiu tanto em infraestrutura quanto o ex-governador João Castelo. Ela citou como exemplo o sistema Italuís. “Já se passaram 30 anos e de lá pra cá ninguém conseguiu duplicar o sistema. Estamos vivendo ai um colapso com falta d’água diariamente”. Gardênia afirmou que o prefeito João Castelo conta como o apoio do Governo Federal em benefício de São Luís. Ela afirmou que já tem um edital de concorrência pública pronto para iniciar em março obras de construção de dois viadutos do prolongamento de trecho da Avenida Litorânea e mais a duplicação de avenidas e ligações entre bairros. Ela afirmou que citou apenas exemplos da parceria entre Governo Federal e Municipal, e que muito mais está por vir.