Florêncio defende lei “enxuta” para criação de novos municípios

Da Assecom / Gab. do dep. Carlinhos Florêncio
28/02/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Florêncio defende lei “enxuta” para criação de novos municípios

O deputado Carlinhos Florêncio (PHS) defendeu, hoje (28), em entrevista ao jornal Portal da Assembleia, da TV Assembleia, a criação de uma lei “enxuta” pela Assembleia para a criação de novos municípios. Na oportunidade, o deputado fez um relato sobre a visita de uma comissão de deputados maranhenses à Assembleia Legislativa do Ceará, composta por ele e os deputados André Fufuca (PSDB), que preside a comissão interna de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, e Neto Evangelista (PMDB). “A Assembleia Legislativa cearense aprovou uma lei muito criteriosa sobre a criação de novos municípios, que é a Lei Domingos Filho. Fomos conhecer a experiência cearense, que é muito rica. No Maranhão, queremos e precisamos aprovar uma lei também bastante “criteriosa e enxuta”. Vamos abrir esse debate com os demais deputados e, acreditamos, ser possível elaborar e votar a nossa lei e, ao mesmo tempo, resgatar a prerrogativa da Assembleia Legislativa de criar municípios”, explicou Carlinhos Florêncio. Segundo Carlinhos Florêncio, está demonstrado que a criação de novos municípios alavanca o desenvolvimento sócio-econômico do estado e traz benefícios, sobretudo para população que habita os novos municípios, pois a presença do poder público fica muito mais próxima e, assim, as políticas públicas chegam com mais agilidade e eficiência. “Não podemos repetir os erros do passado, quando se criava município sem nenhum critério técnico, mas tão somente com interesse político-eleitoral. Para o Maranhão se desenvolver mais, precisamos de mais municípios”, enfatizou. O deputado esclareceu que o Maranhão possui municípios muito extensos que contam com povoados distantes cerca de 150 Km da sua sede, o que cria muita dificuldade para a ação de governo chegar a essas localidades. “Vamos abrir o debate com toda a sociedade maranhense. Temos certeza que vamos convencê-la de que é melhor para o Maranhão ter mais municípios a exemplo de outros estados da Federação”, finalizou Carlinhos Florêncio.