Gardênia Castelo destaca trabalho da prefeitura de São Luís

Agência Assembleia
01/03/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Gardênia Castelo destaca trabalho da prefeitura de São Luís

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) ocupou, hoje (1º/3), o grande expediente da Assembleia Legislativa, para destacar o sucesso do trabalho realizado pela administração do prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves (PSDB). Segundo Gardênia, a prefeitura reformou o hospital Socorrão II, colocando à disposição da população o serviço de pediatria (32 novos leitos) e ressonância magnética, o único disponível em hospital público do Norte e Nordeste. De acordo com a deputada, também foram recuperados a Unidade Mista de Saúde do São Cristóvão, o Centro de Saúde da Liberdade e o Centro de Especialidade de Odontologia (CEO) da Alemanha, abandonados há mais de quatro anos; assim como a Maternidade Nazira Assub, na Estiva, o Hospital da Criança, na Alemanha, recuperou mais de 42 unidades básicas adquiriu 21 novas ambulâncias (11 com recursos próprios e 10 do SAMU). Por último, Gardênia disse que a prefeitura adquiriu um terreno de 90.000 metros quadrados, para implantar um hospital de emergência e urgência na capital, com mais de 220 leitos e moderno, com reaproveitamento de água e de energia elétrica. EDUCAÇÃO De acordo com Gardênia Castelo, a rede municipal de ensino do município de São Luís também foi contemplada: atingiu, em 2009, da 4ª a 9ª séries, um percentual de 4.2%, previsto pelo Ministério da Educação para acontecer apenas no ano de 2015. “Hoje, o ensino de São Luís melhorou e modificou. Menos de 1% dos alunos está fora da sala de aula. A prova é que as escolas municipais são constantemente procuradas por alunos da rede estadual de ensino”, observa Gardênia. A deputada garante que para reforçar o setor educacional, a prefeitura iniciou o programa “Mais Educação” em mais 50 escolas da capital. O programa deve beneficiar mais de 20 mil alunos. Inclui aulas de reforço nos turnos matutino e vespertino. A parlamentar observa que, recentemente, o trabalho do município de São Luís foi premiado pelo Ministério da Educação na questão da melhoria da qualidade do ensino. Ainda, segundo ela, mais de 111.000 alunos foram contemplados com quites com uniforme, prometidos pelo prefeito João Castelo. INFRAESTRUTURA Gardênia observou que apesar de São Luís possuir mais de sete mil quilômetros de malha asfáltica, ter 400 anos de existência e mais 1 milhão de habitantes, o setor de infraestrutura foi planejado pela atual administração municipal. A deputada lembra que, com o dinheiro de convênios firmados com governo federal e recursos próprios, a administração municipal fez a vala do Coroado, o canal do Portinho, o canal do Rio Gangan, a avenida Carlos Vasconcelos, avenida Santos Dumont e a vala do Cohatrac.