Eliziane Gama critica planejamento da prefeitura de São Luís

Da Assecom / Gab. da dep. Eliziane Gama
01/03/2011 00h00 - Atualizado em 01/03/2011 16h30

Eliziane Gama critica planejamento da prefeitura de São Luís

A deputada Eliziane Gama (PPS) criticou, na manhã desta terça-feira (1º/3), a falta de planejamento da prefeitura de São Luís em relação aos problemas da cidade. A parlamentar destacou que não pode haver transferência de responsabilidade sobre os inúmeros problemas na capital, como por exemplo, a situação de saúde pública, da infraestrutura, falta de vagas nas escolas, e o caos no trânsito da cidade. A transferência de responsabilidade é um problema grave, pois nós elegemos um prefeito para que ele dê resposta para a população, não o governo do Estado. Não estou aqui para defender quem quer que seja, mas o caso é fato, o prefeito de São Luis não é Roseana Sarney. O prefeito de São Luis é João Castelo, então agora nós precisamos cobrar é dele, por que é ele que tem essa responsabilidade primeiro de resolver os problemas da nossa capital, destacou. Na tribuna a parlamentar enfatizou que é preciso planejamento para buscar alternativas para a melhoria da Capital. Ela também destacou a questão da infraestrutura da cidade, principalmente sobre a quantidade de buracos nas ruas e avenidas da cidade. Ela questionou o reajuste e aplicação do IPTU. Temos um aumento inexplicável de IPTU. Houve regiões em São Luís onde esse aumento foi de até 8.500%. É uma coisa realmente impressionante. Consequentemente, o valor do IPTU cobrado foi elevado na mesma proporção em todos os bairros de São Luís. E aí se faz a grande pergunta para a qual a gente precisa ter resposta: qual a contrapartida que foi feita pelo município de São Luís para justificar esse aumento exorbitante?, questionou. Ela fez referência ao questionamento do Ministério Público sobre o aumento do IPTU e a pretensão do órgão em entrar com uma Ação Civil Pública contra o município de São Luís, solicitando esclarecimentos sobre o assunto. Em aparte a deputada Gardênia Castelo atribuiu o problema dos buracos a falta de drenagem profunda na cidade e disse que outro problema grave é a ausência de saneamento básico. A questão da nossa malha asfáltica, realmente todo ano a gente vive esse drama, isso há muitos anos. Não é novidade, não é recente e corrigir isto não se faz numa só gestão, porque nós temos problemas como: pavimentação asfáltica antiga e nós temos uma ausência quase que total de drenagem nessa cidade, tanto drenagem profunda, como drenagem superficial, disse. Na tribuna a parlamentar também lembrou dos problemas de trânsito da cidade. Os engarrafamentos são constantes. A partir das 16h30, já não há como transitar na cidade por conta dos engarrafamentos, que é outro problema para o qual precisamos buscar uma saída, disse.