Assembleia inicia mobilização para auxiliar desabrigados

Agência Assembleia
02/03/2011 00h00 - Atualizado em 02/03/2011 11h36

Assembleia inicia mobilização para auxiliar desabrigados

O presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Raimundo Louro (PV), anunciou, nesta terça-feira (2), durante o programa Portal da Assembleia, o início de uma ampla campanha de mobilização junto aos órgãos públicos estaduais, às prefeituras e à sociedade civil organizada para ajudar as famílias desabrigadas pela enchente do rio Mearim. Raimundo Louro informou que centenas de famílias estão desabrigadas nos municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale por conta do grande volume de chuva nas cabeceiras dos rios Corda e Mearim. Os rios subiram cerca de cinco metros em menos de 24 horas, surpreendendo a população ribeirinha. A situação nos dois municípios é de calamidade pública, segundo anunciou o presidente da Comissão de Obras da Assembleia. As escolas de Pedreiras e Trizidela, que estão servindo de alojamento para os desabrigados, estão superlotadas. Raimundo Louro informou que a comissão está trabalhando em um plano emergencial para resgatar as famílias atingidas pela enchente, que moram nas áreas baixas, transferindo-as para as áreas altas. A Comissão pretende, ainda, de acordo com Raimundo Louro, realizar audiências públicas com todos os órgãos envolvidos para discutir medidas para solucionar o problema das enchentes. Raimundo Louro explicou que o Governo Federal está fazendo a sua parte, bem como o Governo do Estado, mas falta vontade política da Prefeitura de Pedreiras, que não agiliza a construção das casas do Programa “Minha Casa Minha Vida”, que deveriam ser destinadas a muitas dessas famílias. Em Trizidela, as casas já foram construídas. As primeiras deliberações da Comissão de Obras foram tomadas em reunião no início desta semana, quando foram enviados ofícios ao governo do estado e à Caixa Econômica Federal (CEF), solicitando informações acerca de todas as obras que estão sendo realizadas nas estradas vicinais pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e sobre detalhes dos convênios habitacionais em execução no Maranhão.