Jota Pinto quer homenagear mestres da cultura maranhense

Agência Assembleia
02/03/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Jota Pinto quer homenagear mestres da cultura maranhense

O deputado Jota Pinto (PR) irá apresentar projeto de resolução dispondo sobre a instituição da “Medalha de Reconhecimento Cultural”, para homenagear os mestres da cultura maranhense. Ele disse que o projeto é importante porque oportuniza as pessoas o reconhecimento do trabalho dos que tanto contribuíram e contribuem para a promoção e manifestação da cultura popular no maranhão. No pronunciamento feito na tribuna durante a sessão desta quarta-feira, Jota Pinto pediu o apoio dos seus colegas no sentido de apoiarem esta iniciativa, visto que o Maranhão vem sendo reconhecido como o estado da cultura do bumba-boi, do Tambor de Crioula e do Cacuriá. Ele lembrou que grandes mestres da cultura, a exemplo de Coxinho, de mestre Felipe e tantos outros não tiveram o devido reconhecimento. “Acho que este é o momento, mesmo tardiamente, desta Casa reconhecer esses grandes mestres que deram e continuam dando uma grande contribuição para o estado do Maranhão na área da Cultura”, disse Jota Pinto. De acordo com o projeto, a medalha será concedida anualmente através de concurso para a escolha daqueles que contribuíram para a promoção e manifestação da cultura popular no estado do Maranhão. No seu parágrafo 2º, a manifestação cultural do estado do Maranhão abrange os artistas, artesãos, festas populares, religiosas, e folclóricas, nos termos de regulamento próprio. Já no Artigo 2º, os indicados serão avaliados por uma comissão formada por membros da Mesa e da Comissão da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da assembléia, por profissionais da área da cultura e representantes das associações culturais e demais convidados. O projeto de resolução dispõe que a medalha terá as seguintes graduações: Grau Ouro a ser concedida aos mestres da cultura com mais de 30 anos de atuação no âmbito cultural do estado. Grau Prata a ser concedido aos artistas populares e revelações que contribuíram para a promoção cultural no estado do Maranhão.