Mulheres são destaques na programação da TV Assembleia

Agência Assembleia
03/03/2011 00h00 - Atualizado em 03/03/2011 17h35

Mulheres são destaques na programação da TV Assembleia

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi antecipado na Assembleia Legislativa, que fez desta quinta-feira, 3, uma passagem especial em referência ao dia 8 de março, que neste ano também é marcado pelo feriado da terça-feira de Carnaval. O clima de homenagem também marcou a programação de hoje da TV Assembleia (canal 38, TVN), que incluiu a discussão do papel da mulher na sociedade contemporânea. Apresentado pela jornalista Cristiane Moraes, o programa Portal da Assembleia entrevistou mulheres que ocupam cargos de chefia no Legislativo. Elas falaram sobre o exercício profissional e o desafio diário para conciliar trabalho e família. Casada e mãe de um casal de filhos, a diretora de Planejamento, Orçamento e Finanças da Casa, Cynthia Celina de Carvalho Mota, confirmou a função plural da mulher, não pelo ângulo da conturbação, mas sob a ótica de quem encara tantas responsabilidades como algo natural. Ela reforçou que se adaptou à rotina e que hoje acha normal conciliar tantas tarefas. O potencial da mulher para superar obstáculos e conquistar altos cargos, em razão da sua capacidade de organização e disciplina, foi destacado pela procuradora-geral da Assembleia, Ana Maria Dias Vieira. Ela ressaltou ainda a capacidade feminina para se destacar em cargos que exigem alto grau de conhecimento técnico, como aqueles que exigem concurso público. Dona de uma elegância incomum, a procuradora é casada, tem uma filha e dois netos. A Comissão Permanente de Licitação (CPL) é outro departamento da Assembleia comandado por uma mulher, a advogada Gardênia Balluz. Ela apresentou o auditório onde são realizadas as sessões públicas de licitação, a mesa cheia de processos e uma equipe com oito funcionários. Casada, a advogada tem quatro filhos e cinco netos. Ela salientou a família como ponto de equilíbrio, justificando que a alegria do lar a faz esquecer toda tribulação do trabalho. O Cerimonial também está sob o comando de uma mulher, a bibliotecária Maria do Socorro Goulart Ribeiro, que ocupa o cargo há três anos, dirigindo uma equipe de 35 funcionários. Ela explicou que o fato de os filhos serem adultos faz com que ela tenha mais tempo para se dedicar ao trabalho. Vice-prefeita de São Luís e médica, Helena Duailibe é casada com o deputado Afonso Manoel (PMDB) e é uma das 27 mulheres que integra o Grupo de Esposas de Deputados Estaduais do Maranhão (Gedema). Ela avaliou que a capacidade da mulher em conciliar funções múltiplas faz parte da natureza feminina. Dados oficiais apontam que 51% da população maranhense são mulheres. Na administração pública de todo Estado, 43% dos cargos são ocupados por mulheres; desses, apenas 15% exercem cargos de chefia. Com base nesses dados, é importante ressaltar o ponto em que as entrevistadas destacaram que ainda há muito para avançar. Para elas, o Dia Internacional da Mulher deve ser comemorado com um olhar duplo: por um lado, comemora as conquistas; pelo outro, reconhecer que ainda se tem um longo caminho de conquistas pela frente.