Peça teatral marca homenagem do Gedema às mulheres

A programação da Assembleia Legislativa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, teve apresentação de peça teatral retratando a força e a importância da mulher através da história, no auditório Fernando Falcão.

Marcelo Vieira
Agência Assembleia
03/03/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Peça teatral marca homenagem do Gedema às mulheres

A programação da Assembleia Legislativa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi extensa nesta quinta-feira, 3. Após a Sessão Solene proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS), e a entrega da Medalha Maria Aragão à ex-deputada Helena Barros Heluy, uma peça teatral retratando a força e a importância da mulher através da história, apresentada no auditório Fernando Falcão, encerrou a programação em homenagem às mulheres. Antes da apresentação teatral, a presidente do Gedema, Valderês Melo, fez um breve discurso. Na homenagem, ela destacou a presença cada vez maior da mulher na política, em especial a presidenta Dilma Rousseff e a governadora Roseana Sarney. Após o discurso, distribuiu rosas às mulheres presentes. O grupo de teatro Lamparina, apresentou a peça “Flores e Lutas - Mulheres Guerreiras”, que retrata a força, a delicadeza , a beleza e a importância da mulher na construção da sociedade em sua diferentes épocas até os dias de hoje. Maria Bonita, Carmem Miranda, Catarina Mina, Chiquinha Gonzaga, Maria Aragão foram as personagens escolhidas para representar as mulheres através da história. Depois de ser homenageada com a Medalha Maria Aragão, a ex-deputada Helena Barros Heluy foi surpreendida com outra homenagem, desta vez ela foi escolhida como a personagem da peça teatral para retratar a força e o compromisso da mulher na sociedade contemporânea. “Gostei muito da homenagem. Foi uma grata surpresa e quero parabenizar a atriz que fez o papel. Ficou muito bom”, disse a ex-deputada. Para a vereadora Rose Sales (PCdoB), as personagens retratam muito bem o papel da mulher na sociedade e serve para que desperte ainda mais a luta por uma sociedade mais justa para as mulheres. "A presença da personagem da ex-deputada Helena foi muito apropriada para representar a luta da mulher contra a desigualdade e contra as injustiças sociais. Gostei muito da homenagem. A peça apresentada retrata a garra, a força da mulher os personagens não poderiam ser outros e a nossa homenageada, a ex-deputada Helena Barros Heluy representa a luta pela igualdade”, disse. Ao fim da bela apresentação, os integrantes da peça teatral desceram e deram rosas vermelhas para as mulheres na plateia.