Piratas e colombinas fazem o carnaval na Sementinha

A festa contou com as presenças do presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, e da presidente do Gedema, Valderês Melo (foto), que se animaram com a alegria entusiasmada das crianças.

JM Cunha Santos
Agência Assembleia
04/03/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Piratas e colombinas fazem o carnaval na Sementinha

Palhaços, piratas, colombinas, pierrots, anjos sofisticados. O carnaval da Creche-Escola Sementinha, da Assembleia Legislativa do Maranhão, realizado na última sexta-feira,4, reuniu dezenas de crianças, alunos da creche-escola que, como gente grande, rasgaram confetes e serpentinas com uma animação de dar gosto. Fôlego é o que não faltou para ouvir, cantar e dançar músicas do carnaval maranhense, em contagiante confraternização que também envolveu as professoras e demais funcionárias da Sementinha. A festa contou com as presenças do presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, e da presidente do Gedema, Valderês Melo, que se animaram com a alegria entusiasmada das crianças, afinal de contas razão de ser de um trabalho pedagógico desenvolvido pela Assembleia com muito sucesso. A Creche-Escola Sementinha costuma ser referência do ensino infantil no Maranhão. A Coordenadora Pedagógica da Sementinha, Cíntia Brito, disse que a instituição funciona em um único turno com cerca de 200 crianças, 2 professores por sala de aula num total de 49 funcionários na escola atendendo às funções administrativa e pedagógica. O bailinho de carnaval é mais uma entre as muitas festas da creche-escola Sementinha, sempre em datas especiais como Páscoa, São João ou a formatura dos pequeninos. Segundo Cíntia Brito, as crianças aprendem a importância de cada uma dessas datas comemorativas no calendário nacional. “Falar de alegria, de fantasia e imaginação é falar de criança”, completa Cíntia explicando as razões do Bailinho de Carnaval. E conta do armário de fantasias que existe na creche-escola além dos cuidados das mães vestindo seus pequenos foliões. Para a Coordenadora Pedagógica da Sementinha, trabalhar com criança é maravilhoso. “São seres verdadeiros e puros. A gente aprende muito mais com eles que eles com a gente”, ensina. Sobre a carência de creches no país, Cíntia Brito afirmou que na maioria das vezes as poucas que existem deveriam ser melhor estruturadas e garante que existem muitos profissionais nessa área, mas às vezes só a existência do profissional não basta.