Bira cobra solução para problema do fornecimento de água na capital

Da Assecom / Gab. do dep. Bira do Pindaré
14/03/2011 00h00 - Atualizado em 15/03/2011 10h34

O deputado Bira do Pindaré (PT), em pronunciamento realizado na tarde desta segunda-feira (14), na Assembleia Legislativa, mostrou preocupação com as constantes interrupções no fornecimento de água na cidade de São Luís, por falhas no Sistema Italuís. A adutora do Projeto Italuís (responsável pelo abastecimento de água para mais da metade de lares da capital) rompeu no último sábado (12/03), por volta das 6h, a segunda interrupção ocorrida neste ano. “É uma verdadeira calamidade, um desconforto, um sofrimento que não é de hoje, e nós precisamos de uma solução. Tenho ouvido falar e lido na imprensa que a Caema já fez licitação, que já tem empresa contratada que, em abril, vai começar as trabalhar e nós vamos ficar vigilantes porque eu quero ver isso acontecer”, reclamou. “A todo o momento estamos sujeito a isso, e a cada vez que estoura a adutora de Italuís, quem sofre é a população mais pobre dessa cidade, dos bairros populares, quem não tem dinheiro para abrir um poço no seu quintal, quem não tem condição de colocar água em casa, a não ser carregando o balde na cabeça”, acrescentou. O deputado também falou sobre a greve dos professores da rede estadual de ensino. De acordo com Bira, a comissão de educação da Assembleia Legislativa vai se reunir amanhã (15/03) com a direção do Sinproesemma para tentar encontrar uma solução para greve. “O que nós temos que procurar é uma solução, abrir uma janela, uma perspectiva para que a gente possa ter a política educacional no rumo certo, permitindo que as pessoas possam sonhar e ter uma perspectiva de viver dignamente aqui mesmo no Estado do Maranhão”, declarou o deputado. SANTA INÊS Outro assunto pautado no discurso do parlamentar foi o registro de aniversário da cidade de Santa Inês. O município completou 44 anos hoje (14) e tem importância única no desenvolvimento do Maranhão por ter vários acessos rodoviários: (BR-316 e BR-222), ferroviário: Ferrovia Carajás (CVRD), hidroviário: Porto de Pindaré e aeroviário: Aeroporto Regional João Silva. “Parabenizo a todos os meus conterrâneos de Santa Inês por essa data que se repete mais uma vez e que para nós é um marco importante, Santa Inês é uma cidade que é filha de Pindaré Mirim terra onde eu nasci e que sempre me acolheu muito bem inclusive do ponto de vista eleitoral e eu sou sempre muito grato ao povo de Santa Inês e da região por esse carinho e por essa acolhida”, finalizou.