Gedema promove ações preventivas ao câncer

Presidente Valderês Melo disse que em continuidade à Semana da Mulher serão realizados exames de prevenção ao câncer de colo do útero, além de palestras explicativas às servidoras da Casa.

Cláudio Brito
Agência Assembleia
16/03/2011 00h00 - Atualizado em 16/03/2011 16h10

Gedema promove ações preventivas ao câncer

O Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) promove, de 21 a 25 de março, das 8h às 16h, na Assembleia Legislativa, a “Semana da Mulher”. As atividades serão desenvolvidas em parceria com a subdiretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Casa e com o Laboratório Central (Lacen). Durante cinco dias, todas as servidoras do Legislativo Estadual serão convidadas a participar do projeto “Saúde da Mulher”, de prevenção ao câncer de colo do útero (exame papanicolau), executado por profissionais qualificados. A presidente do Gedema, Valderês Melo, esclareceu que o projeto é uma continuidade às comemorações ao “Dia Internacional da Mulher”, celebrado em 8 de março. “Queremos somar esforços e marcar este momento mudança efetiva e única, priorizando as servidoras do Legislativo”, disse Valderês. A estimativa é que no Brasil o câncer de colo de útero seja a 3ª neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, superando apenas o câncer de pele (não meloma) e o de mama. Este último é a 4ª maior causa de morte em mulheres. Hoje, membros da subdiretoria de Saúde alertaram as servidoras sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero.