Cleide Coutinho reclama perda de benefícios para Caxias

Agência Assembleia
16/03/2011 00h00 - Atualizado em 16/03/2011 16h42

Cleide Coutinho reclama perda de benefícios para Caxias

A deputada Cleide Coutinho (PSB), lamentou hoje, dia 16, da tribuna da Assembleia Legislativa, a perda de benefícios ao município de Caxias referente à Saúde e Educação. “É difícil aceitar que nos últimos anos Caxias venha perdendo vários dos benefícios que lhes foram concedidos anteriormente, sem nenhum tipo de comunicação ou entendimento prévio”, disse a parlamentar. Cleide ressaltou ainda que se tivesse havido essa comunicação, com certeza, poderiam resultar na busca de soluções para evitar a interrupção dos benefícios adquiridos. Ela afirmou que a Saúde acumula um déficit de mais de R$ 15 milhões e, agora, Caxias sofre nova perda, que foi o fechamento do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETCMA), que tem por objetivo promover a qualificação e requalificação profissional, através de programas de capacitação geradores de oportunidade de trabalho, geração de renda, bem como a disseminação de tecnologias voltadas para o desenvolvimento econômico e social dos cidadãos. Cleide Coutinho destacou que o CETECMA funcionava em uma área cedida pela prefeitura de Caxias, ocupando em torno de 15 salas, que abrigavam dentre outros, local para estudo, laboratórios de química, biologia, informática, alimentos, salas de coordenação, de professores e de aula presencial. Também oferecia cursos de capacitação em docência em laboratório de física, de química, biologia e de matemática. A parlamentar afirmou que o trabalho desenvolvido pela Univima e o Centro deve receber apoio material e financeiro para que possam alcançar a contento os objetivos propostos. “É por isso que faço este pronunciamento, lamentando o fechamento do CETCMA de Caxias e questionando o Estado, não só sobre o que será feito com os professores, como também os motivos da não continuidade do centro que, sem dúvida alguma, é de grande importância para a nossa população”. Ela acrescentou que irá encaminhar um ofício ao presidente da Comissão de Educação, André Fufuca (PSDB), para que marque uma Audiência com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Bernardo Bringel, a fim de que esclareça o motivo do fechamento do centro, assim como as medidas que poderão ser tomadas para que o centro volte a funcionar em Caxias. Ela também quer esclarecimentos sobre o funcionamento dos demais pólos instalados em outras cidades. Finalizando, Cleide Coutinho disse que, caso seja confirmado o encerramento das atividades do centro, a Secretaria Municipal de Educação se coloca à frente para pleitear a transferência dos equipamentos para o domínio do município para que possa dar continuidade aos serviços tão necessários para a juventude e sociedade caxiense.