Manoel Ribeiro elogia trabalho de coronel e denuncia grileiro

Claudio Brito
Agência Assembleia
17/03/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O líder do governo na Assembleia, Manoel Ribeiro (PTB), ocupou a tribuna da Casa para elogiar o trabalho do comandante do Batalhão de Polícia Militar do Maranhão (PMMA) do município de Balsas, tenente coronel Alves, e denunciar o grileiro de terras Euclides Decali. Manoel garante que apesar de contar com poucos recursos, o tenente coronel vem tratando com dedicação e seriedade a segurança pública de Balsas. Segundo ele, a primeira providência do coronel foi desvendar uma quadrilha de roubo de cargas de carros de luxo, e apreender todos os veículos. “Os chefes dessa quadrilha estão ameaçando tirar o coronel Alves de Balsas, por meio de pistolões. Lanço aqui um desafio: o coronel Alves não vai sair de Balsas porque ele está fazendo um excelente trabalho em benefício da população, que precisa de segurança”, disse Manoel. De acordo com Manoel, a segunda medida do coronel Alves está em curso e tem todo o apoio da população de Balsas. O deputado garante que o coronel está tentando colocar atrás das grades o maior grileiro que existe neste país, conhecido nacionalmente como Euclides de Decali. Manoel lembra que já denunciou Decali na Assembleia Legislativa, no Ministério Público do Maranhão, no Ministério Público do Tocantins, na Polícia Federal, no Incra e no Iterma. “Esse grileiro nos causou sérios prejuízos. Há 10 anos, ele que alterou os limites do Maranhão com o Tocantins”, reclama. ASSASSINATO E FALSIFICAÇÃO “Agora, Decali está sendo acusado pelo irmão da vítima de ter mandado matar um lavrador que não quis lhe vender suas terras. Na década de 80, quando me estabeleci como proprietário de terras no Alto Parnaíba, me disseram que lá tinha um homem fera. Não sou homem violento, mas me defendo”, afirmou Manoel. Manoel Ribeiro informa que na semana passada, ganhou uma ação judicial contra o grileiro Decali que se tramitou mais de 20 anos na justiça. Na ação, o grileiro alegava que era dono das terras compradas por Manoel Ribeiro e registradas em cartório no município de Balsas. Manoel revela ainda que Decali está fugindo para o Piauí, mas o Coronel Alves irá colocar a mão nele. “Esse criminoso já foi denunciado nacionalmente por grilagem. No Maranhão ele tem mais de 1 milhão de hectares de terras, cujos memoriais descritivos podem ter sido falsificados e registrados em cartórios”, afirma.