Assembleia realiza sessão especial sobre Campanha da Fraternidade

Agência Assembleia
17/03/2011 00h00 - Atualizado em 18/03/2011 16h10

Assembleia realiza sessão especial sobre Campanha da Fraternidade

Com a presença de autoridades eclesiásticas e de líderes e dirigentes de diversas entidades e movimentos religiosos, a Assembleia Legislativa do Estado realizou, na manhã desta quinta-feira (17), sessão especial em comemoração ao lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PMDB), a sessão especial contou também com a participação do bispo emérito de Viana, Dom Xavier Gilles; do secretário executivo da CNBB no Nordeste, padre José Adalberto Vanzella; e do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, dom José Carlos Chacorowski, que era diretor das Filhas da Caridade da Província da Amazônia, em Belém do Pará. Ele substituiu o bispo dom Geraldo Dantas de Andrade, que apresentou pedido de renúncia desde 2006. Ao abrir a cerimônia de homenagem, o deputado Bira do Pindaré (PT), autor da proposta de realização da sessão especial, salientou a importância do tema abordado na Campanha da Fraternidade de 2011. Ele centrou seu discurso no mote de conciliar as necessidades da humanidade com as do planeta terra, repensar as atitudes da sociedade para com a natureza e praticar ações em prol do meio ambiente e de agir a partir de gestos pequenos no seio da família. Bira do Pindaré frisou que a Assembleia Legislativa deve apoiar a Campanha da Fraternidade, oferecendo sua tribuna à divulgação de tão elevados propósitos. “Partilhando a convicção de que a questão da ecologia deve integrar o cotidiano e as atitudes de todos os indivíduos, e mais, de que tal questão deva realmente ser abordada da perspectiva cristã de fraternidade e amor ao próximo, entendemos que a Campanha, mais uma vez, é meritória de todas as homenagens”, afirmou o parlamentar petista. O deputado Jota Pinto (PR) disse que a Campanha da Fraternidade é um convite à reflexão sobre a vida e sobre o futuro da grande família humana na face da Terra. “Cuidar bem da natureza”, enfatizou, “é um sinal de fé. As pessoas de fé sabem do quanto se deve tratar bem a natureza, nossa casa comum, e do quanto é importante cuidar da própria vida”. O deputado Afonso Manoel (PMDB) também apontou o tema da Campanha da Fraternidade como atual e merecedor de discussão em todas as esferas da sociedade brasileira. Ele sintetizou o histórico de algumas das 47 campanhas da fraternidade já realizadas pela CNBB. E frisou que, nestas 47 edições da Campanha da Fraternidade, pela quarta vez o tema é dedicado à questão do meio ambiente, dada a importância da reflexão sobre a necessidade de preservação da vida e da natureza. Ao encerrar seu discurso, Afonso Manoel proferiu uma saudação especial à ex-deputada Helena Barros Heluy, que foi convidada para participar da mesa diretora da sessão especial. PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO Na condição do representante do arcebispo de São Luis, Dom José Belisário da Silva, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, dom José Carlos Chacorowski, agradeceu a homenagem da Assembleia Legislativa à iniciativa da Campanha da Fraternidade, ao mesmo tempo em que lembrou que a CF “vem constituindo um grande projeto de evangelização da Igreja no Brasil desde 1964”. Em seu pronunciamento, o bispo dom José Carlos Chacorowski frisou que, de cunho ecumênico, mas com mensagem notadamente cristã, a Campanha de 2011, que teve início na Quarta-feira de Cinzas, dia 9, tem como tema Fraternidade e Vida no Planeta, e como lema “A criação geme como em dores de parto”. Nesses termos, será abordado ao longo da Campanha o problema das mudanças climáticas no panorama geral da preocupação com o meio ambiente, que predomina nesse início de século. Trata-se de compreender melhor, segundo dom José Carlos Chacorowski, o papel e a responsabilidade do ser humano no seio da Criação, no sentido da harmonia e da convivência consciente com todas as espécies, de modo que a exploração dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico deixem de ser poderosos agentes de destruição. O secretário-executivo da CNBB no Nordeste, padre José Adalberto Vanzella, declarou que a temática da CF-2011 chegou em momento oportuno e que, mais do que reflexões, a Campanha é importante porque lança possibilidades de agir sobre as questões ambientais na atualidade. Nas palavras do bispo emérito de Viana, Dom Xavier Gilles, “o objetivo da campanha é contribuir para conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”. Ao encerrar a sessão especial, Bira do Pindaré agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, aos representantes da Igreja, da Comissão de Justiça e Paz e dos representantes dos movimentos religiosos, como também estendeu agradecimentos a todos os parlamentares que assistiram à sessão.