Notícias da Manhã mostra trabalho de combate à dengue

Viviane Menezes
Agência Assembleia
18/03/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Em entrevista ao jornal Notícias da Manhã (da TV Assembleia) de hoje (18), a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Elza Lima, destacou o trabalho organizado pela prefeitura de São Luís no combate à dengue, denominado de Operação Bota-Fora. O aumento do número de casos de dengue em 2011 (em comparação com o ano de 2010) motivou a força-tarefa que envolve, além da Semus, as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Meio Ambiente (Semmam), e de Educação (Semed). Segundo a coordenadora, a ação já foi executada nos bairros Ilhinha, Cidade Operária e adjacências. As próximas estão previstas para acontecer nos bairros Recanto dos Vinhais e Cidade Olímpica. O cronograma da operação é definido através do levantamento do nível de infestação predial. Durante a operação, são realizadas visitas aos imóveis, com o objetivo de orientar a comunidade sobre a eliminação de focos, além da aplicação de inseticidas para a eliminação do mosquito Aedes Aegypti. Com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, também é feito um monitoramento em terrenos baldios e casas abandonadas. Elza Lima disse que a estratégia mais eficiente para combater a dengue é conscientizar a comunidade sobre a importância de evitar a propagação do mosquito. Ela destacou que até uma simples tampinha de refrigerante, em períodos de chuva, pode se transformar em um ambiente acolhedor para o mosquito Aedes Aegypti. O Notícias da manhã é exibido às segundas e sextas-feiras das 8h às 9h e de terças às quintas-feiras das 8h às 8h40, pelo canal 38 da TVN.