Arnaldo Melo participa de lançamento do mutirão contra dengue

Viviane Menezes
Agência Assembleia
21/03/2011 00h00 - Atualizado em 22/03/2011 00h32

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PSDB), participou, na manhã desta segunda-feira, 21, no Palácio Henrique de La Rocque, do lançamento do mutirão de ações emergenciais com o objetivo de evitar uma epidemia de dengue em São Luís. A campanha é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. Arnaldo Melo destacou a importância de somar esforços, avaliando que esta é a fórmula inquestionável para evitar contratempos. O presidente lembrou que a campanha, que se estenderá pelos próximos 90 dias, também contará com o reforço do Exército e do Corpo de Bombeiros, além do papel fundamental dos agentes de epidemiologia. “Em boa hora se monta essa estrutura”, declarou Arnaldo Melo. Na avaliação do presidente, o Governo do Maranhão também deveria firmar parcerias com municípios do interior que apresentem altos indicadores da dengue. Dentre as autoridades presentes, estavam a governadora Roseana Sarney (PMDB), o vice-governador Washington Luiz (PT), e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. O MUTIRÃO Resultado da parceria entre o Estado e a Prefeitura, 558 agentes de saúde foram capacitados para visitar bairros da capital, com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito e esclarecer a população sobre a importância das ações preventivas. A limpeza pública de terrenos baldios e o recolhimento de materiais de grande porte não utilizáveis também fazem parte da programação. De acordo com um relatório elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, até o início deste mês foram notificados no Maranhão 2.797 casos de dengue, que corresponde a um aumento de 370% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em São Luís, no mesmo período foram registrados 595 casos, representando um aumento de 614,8% em comparação com 2010.