Deputado fala sobre Dia Internacional da Síndrome de Down

Agência Assembleia
21/03/2011 00h00 - Atualizado em 22/03/2011 00h46

Deputado fala sobre Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi lembrado na tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira, 21, pelo deputado Stênio Rezende (PMDB). Ele chamou a atenção para a importância de realizar, ainda na gravidez, o exame que detecta precocemente a síndrome. Stênio Rezende citou que a cada mil pessoas uma pode nascer com modificação genética e ser portadora da síndrome de down. “É uma pessoa especial que requer toda formação e orientação com muitos cuidados, mas que pode viver perfeitamente integrada na sociedade”, avaliou. Ele lembrou que a síndrome de down também é considerada como a síndrome do Mediterrâneo, em razão de ter sido descoberta nessa região, aonde foram realizados os primeiros estudos sobre o problema. O deputado destacou que no Maranhão há várias instituições, como organizações não governamentais e associações, que cuidam de pessoas especiais com competência e dedicação que se manifestam nos bons resultados apresentados. “Hoje temos a oportunidade de ver pessoas com síndrome de down trabalhando em supermercados, no comércio, até em indústria. Isso mostra que a pessoa que tem a síndrome pode perfeitamente viver socialmente integrada na sociedade”, assinalou. COMBATE À DENGUE Durante o seu discurso, Stênio Resende também destacou a importância da parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís com o objetivo de promover ações emergenciais de combate ao mosquito da dengue. “São Luís, está entre as cidades com maior probabilidade de ter uma epidemia de dengue. Isso é grave!”, avaliou. Stênio Rezende destacou a união de forças que juntou no Palácio Henrique de La Roque - durante o lançamento da campanha, na manhã desta segunda-feira, 21 – o Exército, o Corpo de Bombeiros, a Funasa e a Marinha. “Todos dando as mãos no sentido de ir para a guerra contra esse mosquito”.