Bira do Pindaré registra datas sobre movimentos sociais

Da Assecom / Gab. do dep. Bira do Pindaré
21/03/2011 00h00 - Atualizado em 21/03/2011 22h25

Bira do Pindaré registra datas sobre movimentos sociais

O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o pequeno expediente, na tarde desta segunda-feira (21), para registrar duas datas importantes no calendário dos direitos humanos. O parlamentar lembrou o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Internacional de Combate à Tortura. Nesta segunda foi comemorado o Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial. Em 1976, a ONU escolheu o dia 21 de março, para lembrar os 60 negros mortos e as centenas de feridos na cidade de Shapeville, África do Sul, em 21 de março de 1960. Estas pessoas foram vítimas da intransigência e do preconceito racial quando pacificamente realizavam uma manifestação de protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem circular nas chamadas áreas “brancas” da cidade. O deputado lembrou que a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir) realizou uma solenidade em comemoração aos oito anos de sua fundação. “Nessa comemoração a Secretaria também lança uma campanha que favorece e fortalece a luta pela igualdade racial e celebram os oito anos de criação daquele órgão. Esse assunto é de grande relevância para o Maranhão, porque no Maranhão nós somos mais de 70% da população do Estado descendentes de africanos”, declarou o deputado. Nesta terça-feira é celebrado o Dia Internacional de Combate a Tortura, também uma data reconhecida pela ONU. A Assembleia Legislativa vai contribuir no debate acerca do tema realizando a “Roda Viva”. O evento acontecerá amanhã às 15h, no Plenarinho da Casa e contará com a participação de diversas entidades, entre elas a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos. “O tema do Combate à Tortura é extremamente oportuno, porque nós estamos acompanhando um caso recente, grave que foi o caso da jovem Tamires, que foi morta dentro de uma delegacia no município de Porto Franco. De maneira que ali, a Comissão de Direitos Humanos que está acompanhando e que inclusive vai esta semana até Campestre, Porto Franco e região, ali pode ser configurado um caso de tortura, uma vitima de tortura”, protestou. MIRANDA DO NORTE Bira concluiu seu pronunciamento registrando o aniversário de 23 anos da cidade de Miranda do Norte, no último dia 15, e os protestos de parte da população contra o prefeito Junior Lourenço (PTB). “Chegou informação por escrito desse conjunto de entidades e movimentos que estavam lá protestando, dizendo que o prefeito chegou ao absurdo de mandar prender o motorista de um carro de som e o filho do motorista pelo simples fato de o carro de som estar protestando contra o prefeito. A alegação seria atraso no pagamento do IPVA”, condenou.