Aniversário de 400 anos da capital é destaque na TV AL

Em entrevista, coordenador do Comitê Gestor dos 400 anos de São Luís, Sofiani Labidi, destacou apoio da Assembleia Legislativa e o propósito do Comitê sobre a importância da data para a população da capital.

Viviane Menezes
Agência Assembleia
22/03/2011 00h00 - Atualizado em 22/03/2011 15h53

Aniversário de 400 anos da capital é destaque na TV AL

O coordenador do Comitê Gestor dos 400 anos de São Luís, Sofiani Labidi, foi entrevistado hoje (22) no programa Notícias da Manhã (TV Assembleia, canal 38, TVN). Ele destacou a importância do apoio da Assembleia Legislativa e o propósito do Comitê de deixar um legado de ações que culminará com as comemorações do dia 8 de setembro de 2012. O Comitê Gestor foi criado através do decreto nº 40.282, assinado pelo prefeito João Castelo em agosto do ano passado. A cerimônia de instalação está prevista para as 19h de hoje, no Hotel Louzeiros, São Marcos. Na oportunidade João Castelo será empossado presidente do Comitê. Durante a entrevista, Sofiani Labidi detalhou a estrutura organizacional, formada pela presidência, pela assembleia plenária, e pelos comitês executivo e estratégico. O comitê conta, entre seus membros, com representantes das secretarias municipais de governo, entidades representantes do governo federal, estadual e da sociedade civil organizada. Depois de instalado, o comitê se reunirá mensalmente para discutir projetos e viabilizar parcerias pelo desenvolvimento de São Luís. A programação prevê ainda a instalação de três relógios que farão a contagem regressiva para o IV centenário, que serão instalados na Avenida Litorânea, na Praça Maria Aragão e próximo ao aeroporto Cunha Machado. Segundo Sofiani Labidi, o principal desafio do Comitê será atingir a marca da erradicação do analfabetismo na capital, a ser declarada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação). Ele citou que hoje São Luís tem aproximadamente 50 mil analfabetos. Na corrida contra o tempo, o objetivo é alfabetizar nos primeiros meses, dez mil pessoas.