Gardênia Castelo esclarece problema em Terminal de Integração

Agência Assembleia
23/03/2011 00h00 - Atualizado em 23/03/2011 18h05

Gardênia Castelo esclarece problema em Terminal de Integração

Ao contestar informações prestadas pelo deputado Jota Pinto (PR), a deputada Gardênia Castelo (PSDB) declarou, na manhã desta quarta-feira (23), que não houve violência contra manifestantes que fizeram ato de protesto no Terminal da Integração do São Cristóvão. A deputada explicou que manteve contato, por telefone, com o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Clodomir Paz, de quem recebeu a informação de que a SMTT buscou assegurar o direito do cidadão de ir e vir, sobretudo dos usuários das vias públicas, e pediu o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, para a preservação da ordem pública. “Não houve, de forma alguma violência, me garantiu o secretário, e ele me disse que poderia aqui transmitir, como palavras suas, que não houve violência. O que houve foi uma ação para a manutenção da ordem e da garantia do direito de cada cidadão poder se deslocar, de ir e vir”, afirmou Gardênia Castelo. Ela frisou que, ao tomar posse, o prefeito João Castelo encontrou da gestão anterior uma frota de ônibus velha, um sistema precário e que precisava ser modificado, porque o sistema de integração, da forma como foi feito, não atende mais à capital maranhense, hoje com mais de um milhão de habitantes. A deputada tucana assinalou que, nos dois últimos anos, a Prefeitura de São Luís já colocou rodando na cidade 280 ônibus novos, inclusive ônibus adaptados dentro dos padrões exigidos de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência física. Na semana passada, lembrou a parlamentar, foram entregues 50 ônibus pelo prefeito João Castelo e pelo secretário Clodomir Paz. “Portanto, está sendo feito um efetivo trabalho para melhorar o nosso transporte. A Prefeitura encomendou um estudo para uma instituição especializada nessa área, a fim de verificar realmente qual é o modelo que melhor atenderá à nossa cidade, que modelo de integração será esse. E isto vai ser colocado em prática”, declarou Gardênia Castelo. Ela assinalou que a população será ouvida e participará desse processo.