Vianey Bringel fala de reunião com Sarney e Marcos Maia

Parlamentar destacou audiências da Comissão de Assuntos Municipais da AL com presidentes da Câmara Federal, Marcos Maia (PT/RS), e do Senado, José Sarney (PMDB/AP), tratando sobre a emancipação política de povoados.

Cláudio Brito
Agencia Assembleia

24/03/2011 00h00 - Atualizado em 24/03/2011 14h28

Vianey Bringel fala de reunião com Sarney e Marcos Maia

A deputada Vianey Bringel (PMDB) registrou a participação, nos dias 22 e 23 deste mês, em Brasília (DF), de duas audiências da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia com o presidente da Câmara Federal, deputado Marcos Maia (PT/RS), e com o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB/AP). A pauta foi a emancipação política de povoados do Estado do Maranhão. Segundo Vianey, no dia 22, os parlamentares se reuniram com o presidente da Câmara Federal, deputado federal Marcos Maia, acompanhados dos deputados federais Lourival Mendes (PT do B/MA), Ribamar Alves (PSB/MA), Hélio Santos (PSDB/MA), e com membros da comissão representativa de moradores dos municípios que pedem a emancipação política em todo do Brasil. A deputada adiantou que o presidente da Câmara Federal prometeu realizar uma pesquisa, acerca de todas as proposições de emancipação de povoados e distritos que se encontram na Casa. “Marcos Maia sinalizou que a prerrogativa sobre a emancipação política será devolvida às Assembléia”, disse. De acordo com Vianey, dia 23 os deputados foram muito bem recebidos - em audiência agendada pelo deputado Luciano Moreira (PSDB/MA) – pelo senador José Sarney (PMDB/AP), que se mostrou simpático ao movimento de emancipação dos povoados. Estavam presentes os deputados André Fufuca (PSDB), Hélio Soares (PP), Rigo Teles (PV) e Carlinhos Florêncio (PHS) Bringel destacou a participação do deputado federal Cleber Verde (PV/MA) foi importante para o sucesso da marcha pela emancipação dos povoados maranhense no Distrito Federal. Verde requisitou o plenário número 11, onde foi realizada uma audiência com os deputados maranhenses e de outros estados. Do Maranhão, participaram da grande reunião os deputados federais Domingos Dutra (PT/), Ribamar Alves (PSB), Luciano Moreira (PMDB), Gastão Vieira (PMDB), Albérico Filho (PMDB), Sétimo Waquim (PMDB/MA), o deputado estadual José Carlos da Caixa (PT) e a deputada estadual Vianey Bringel (PMDB). Vianey calcula que o movimento pela emancipação políticas dos municípios do Maranhão reuniu mais de duas mil pessoas nos três dias de manifestação e m Brasilia. Ela garante que as caravanas foram bancadas por alguns prefeitos e pelos próprios moradores, que pedem a imediata emancipação dos povoados maranhenses. PRERROGATIVA Também abordando o assunto, o deputado Rigo Teles (PV) disse que a reunião com o presidente do Senado foi muito proveitosa. Teles informou que o senador Sarney prometeu trabalhar para devolver, brevemente, às Assembleias Legislativas a prerrogativa de legislar sobre a emancipação política de povoados, uma exclusividade da Câmara Federal.