PR Mulher realiza encontro na Assembleia

Marcelo Vieira
Agência Assembleia

26/03/2011 00h00 - Atualizado em 26/03/2011 21h22

O PR Mulher realizou na tarde deste sábado(26), no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa, o 1º Encontro de Mulheres do PR do Maranhão. O evento foi bastante concorrido e contou com caravanas da capital e dos municípios de Vargem Grande, Trizidela do Vale, Paço do Lumiar, Bacabal, Pedreiras, São José de Ribamar, Imperatriz, Matinha, São Mateus e São Luiz Gonzaga. Um dos objetivos do encontro é fortalecer o partido com a filiação do maior número possível de mulheres. Por lei, os partidos são obrigados a reservar 30% das vagas para as mulheres, caso esse percentual não seja alcançado essas vagas ficam em aberto e não podem ser preenchidas por homens. A presidente do PR Mulher do Maranhão, Silvanea Tamer, disse que o trabalho de fortalecimento do PR Mulher vem desde a campanha da governadora Roseana e que o trabalho terá continuidade.“A mulher precisa mostrar trabalho juntamente com o homem na política e, no Maranhão, esse encontro é o primeiro passo para conscientizar a mulher maranhense de que ela pode participar desse processo político e contribuir com nosso estado e com nosso país de maneira mais efetiva”,afirmou. O encontro foi presidido pela deputada federal e presidente do PR nacional, Nilmar Ruiz(PR-Tocantins), que fez questão de prestigiar o evento, que contou ainda com a presença do secretário de estado e presidente estadual da legenda, Sérgio Tamer, e dos deputados estaduais pelo PR, Jota Pinto e Raimundo Louro. Durante seu pronunciamento, a deputada Nilmar Ruiz destacou a trajetória de luta da mulher na conquista pelo seu espaço na sociedade e lembrou o acesso à educação, o direito ao voto e á participação da mulher durante a ditadura militar, que se organizaram e conseguiram, na Constituição de 1988, que homens e mulheres fossem iguais perante a lei. Apesar do avanço da mulher na sociedade organizada e nos poderes constituídos, para a deputada a participação feminina ainda é pequena. Ela elencou alguns motivos que inibem a mulher de ingressar na carreira política. “A cultura de que política é coisa apenas para homem, a falta de tempo por conta das diversas atividades desempenhada pela mulher e a dificuldade para o financiamento de campanha são alguns motivos que impedem o ingresso da mulher na política”,explicou. Numa festa reservada às mulheres, os deputados Jota Pinto, Raimundo Louro e o secretário Sergio Tamer se limitaram apenas a parabenizá-las pelo encontro e destacar o bom momento pelo qual passa o partido. “Tenho certeza que o PR assim como o PR Mulher sairam fortalecidos desse encontro e como fruto desse primeiro trabalho teremos muitas candidatas a vereadora, vice-prefeitas e prefeitas para disputar as eleições de 2012 e candidatas a deputada em 2014”, disse Jota Pinto.