Programa Sol Nascente realiza atividades e será ampliado

Nice Moraes
Agência Assembleia

26/03/2011 00h00 - Atualizado em 26/03/2011 21h35

O Programa Sol Nascente, que é coordenado pelo Grupo de Esposas de deputados do Estado do Maranhão – GEDEMA, está dando continuidade às suas atividades, desenvolvendo as oficinas de arte, visando a formação de jovens, Dança, Canto para a faixa etária de 10 a 17 anos, das comunidades do São Francisco e da Ilhinha. O programa vai ampliar o número de atendimentos. Atualmente, o programa que funciona na Unidade Integrada Desembargador Sarney, Bairro São Francisco, Rua 3, e que conta com aproximadamente 135 alunos, desenvolve oficinas de Violoncello, Violão, Dança, Canto Coral e Música (instrumentos de sopro). O coordenador do Programa Sol Nascente, Elvis Franco, destacou que o critério para participar das oficinas é que os alunos sejam das comunidades do São Francisco e da Ilhinha e que se interessem por arte. Ele disse que a procura é muito grande, inclusive há lista de espera. Por isso, resolveram abrir novas inscrições para o ingresso de novos alunos. “A nossa idéia é duplicar o número de alunos. A procura é muito grande. Temos, inclusive, lista de espera para alunos que querem entrar no programa. Contamos com professores capacitados e bastante experientes”. No momento, a coordenação está trabalhando no Projeto Sol por Toda Parte, que tem como objetivo expandir o conhecimento das atividades (oficinas), para toda São Luís. “Queremos mostrar pra São Luís o que os alunos aprendem no programa”, disse Elvis Franco. Essas apresentações, que deverão ocorrer no mês de julho, nos dias 1 , 4 e 10 de junho, irão acontecer nos shoppings centers, igrejas, praças e escolas. As aulas de Violoncello são ministradas pelo professor da Escola Municipal de Música, Rogério Chaves. Ele disse que a receptividade dos alunos é excelentes, pois conseguem captar todos as orientações de uma forma bem tranqüila. No entanto, ele reclama do espaço físico aonde são realizadas as oficinas, que, na sua opinião, poderia ser bem melhor. “Mas eu estou muito satisfeito com os alunos. Me surpreendo a cada aula, pois tudo que ensino eles conseguem compreender numa boa. Com certeza, o resultado tem sido bastante satisfatório”, disse Rogério Chaves. A aluna de Violoncello Mariana Correia, 14 anos, disse que está adorando as aulas. “Acho muito bom está aqui, pois me identifico muito com esse tipo de instrumento. Eu pretendo dar aulas de Violoncelo logo que as aulas começarem”. Outra oficina que também tem bastante procura é a de instrumentos de sopro (saxes e clarinete), cujas aulas são ministradas por Miquéias Barros e José Reis. Eles contam que os alunos, da faixa etária de 10 a 17 anos, são bem intencionados. “Estamos tentando desenvolver uma metodologia bastante simples, de uma forma que eles possam aprender de uma maneira bem rápida e eficiente”, disse o professor Miquéias Barros. A oficina de Violino, conta com 15 alunos e é ministrada pela professora Tainara. A de Canto Coral, ministrada pelo professor Herberth, conta com 40 anos. A de Dança, que também é bastante procurada, é ministrada pela professora Jully Moura. Coral Elvis Franco disse que os alunos do Coral Raios de Sol estão se preparando para apresentar uma Via Sacra para os funcionários da Assembleia Legislativa, ainda neste mês.