André Fufuca garante boa receptividade à criação de municípios

Waldemar Têrr
Agência Assembleia
28/03/2011 00h00 - Atualizado em 28/03/2011 18h57

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais, André Fufuca (PSDB), garantiu, na sessão desta segunda-feira (28), que a Assembleia Legislativa do Maranhão está unida em torno da proposta de aprovação do projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, que devolve aos Legislativos Estaduais a prerrogativa de criação de novos municípios. Fufuca relatou o encontro que uma comissão de deputados estaduais maranhenses teve com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), quando foi entregue um documento assinado pelos 42 parlamentares do Maranhão, em defesa da aprovação de nova legislação para criação de municípios. André Fufuca contou que a comissão de deputados, da qual faziam parte também Hemetério Weba (PV) e Carlinhos Florêncio (PHS), foi recebida, no dia 23 pela manhã, pelo senador José Sarney. “Mostrei a ele que mesmo com as diferenças de ideologias aqui presentes, mesmo com as correntes políticas e partidos diferentes aqui desta Casa podemos manter unidade e mostrar as quarenta e duas assinaturas favoráveis a esse projeto a ele. Mostramos que a Casa como o povo maranhense é unido em prol desta ação”, assegurou. De acordo com o deputado, o presidente do Senado garantiu que vai defender urgência na aprovação do projeto pelo Congresso Nacional. “Ele disse que já passou da hora da Assembleia dela ter o seu direito de poder organizar sua casa política e administrativamente, e assegurou que estará junto conosco em busca desse projeto”, afirmou. A proposta mais viável, segundo o parlamentar, seria a PLP 2008, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti, em virtude de já ter sido aprovado pelo Senado Federal, só restante apreciação da Câmara para seguir à sanção da presidente Dilma. Além da comitiva de parlamentares, André Fufuca contou que mais de 2.000 pessoas foram a Brasília tratar também da defesa de devolver aos deputados estaduais a prerrogativa de legislar sobre criação de novos municípios. “Esse assunto começo u a ser tratado ainda no dia 22, pelo nosso nobre companheiro José Carlos (PT), e pela nossa nobre companheira Vianey Bringel (PMDB), que junto com aqueles simpatizantes da questão emancipalista do Maranhão, foram de todos os meios possíveis - carros, ônibus, vans - e enfrentamos os mais ásperos caminhos e as maiores dificuldades, já que as dificuldades eram imensas, chegar à Brasília para tratar desse assunto”, contou. Fufuca afirmou que a comitiva teve audiência também com o presidente da Câmara Federal, deputado Marcos Maia (PT), que “demonstrou bastante confiança e seguridade” na defesa da proposta. “Vale ressaltar que essa questão também não é uma questão meramente estadual, é uma questão que envolve todo o nosso país, é uma questão nacional e que merece a atenção de todos”, assegurou. O deputado tucano garantiu que conversou ainda com a liderança do PSDB na Câmara e com alguns políticos do DEM pedindo ajuda deles na defesa do projeto, que responderam de forma positiva. ANIVERSÁRIO André Fufuca registrou também, embora “de forma tardia, mas acredito que compreensivo pela população de Santa Luzia”, porque ele estava viajando a Brasília, o aniversário de 50 anos de emancipação do município, festejado no sábado (26). “Esta cidade que se edificou, primeiramente, pela fé, pela coragem do desbravador Eduardo Braide, Zé Vaqueiro, que devido a sua fé e a sua coragem se externou ao povo gerações futuras, é tanto que a gente pode observar que aquele pequeno povoado que era amarrado a Santa Luzia, conseguiu soltar suas amarras e se desenvolver e ser hoje uma das maiores cidades do Maranhão e também uma das maiores cidade agrícol as do Estado”, afirmou. O parlamentar parabenizou por várias vezes e enalteceu a importância da cidade. “Estes são os votos do seu neto querido”, assegurou.