Weba destaca encontro com Sarney e defende criação de novos municípios

Marcelo Vieira
Agência Assembleia
28/03/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O deputado Hemetério Weba (PV) destacou na sessão desta segunda-feira (28) o encontro que e os deputados membros da Comissão de Assuntos Municipais tiveram com deputados federais e com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em Brasília. Ele defendeu a criação de novos municípios no Maranhão. De acordo com o parlamentar, os membros da comissão receberam a promessa de Sarney de que o Senado vai priorizar a matéria que devolve às Assembleias a prerrogativa de criar novos municípios. Segundo Weba, o senador garantiu que a proposta será votada no prazo mínimo de 60 dias, depois de chegar ao Senado. O deputado do PV disse não concordar com o pensamento de que o Maranhão fez farra com a criação de municípios. Para ele, o Estado necessita de muito mais municípios. Avaliou ainda que 80% dos que já foram criados, evoluíram. Para Hemetério Weba, povoados mais distantes da sede acabam sendo abandonado pelo poder público e quem sofre é a população. Segundo ele, existem povoados distantes até 260 km das sedes dos municípios. Explicou ainda que a emancipação agiliza o progresso desses novos municípios e, consequentemente, do Estado. Em Brasília, durante o movimento pela criação de novos municípios, o deputado disse que viu o sacrifício das pessoas. “Via-se naquela população o clamor contra a distância, contra o descaso das autoridades municipais. Eles reivindicavam, sobretudo, emancipação política, para que pudessem escolher o prefeito, escolher os vereadores, e ter sua própria estrutura administrativa”. Hemetério disse que os deputados e o presidente da Casa devem vestir a camisa da criação de novos municípios e afirmou acreditar que a governadora não se oporá de maneira nenhuma a sancionar a criação desses municípios.