Deputado Neto Evangelista anuncia Frente pela Educação

Agência Assembleia
28/03/2011 00h00 - Atualizado em 28/03/2011 20h59

Deputado Neto Evangelista anuncia Frente pela Educação

O deputado Neto Evangelista (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (28) que vai propor a criação de uma Frente Parlamentar para que o Maranhão apresente melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2011. O trabalho da frente será identificar as necessidades do Estado e indicar soluções. Neto Evangelista conseguiu perceber algumas carências locais durante um seminário em Brasília, onde participou a convite do deputado federal Gastão Vieira (PMDB), com a presença do ministro da Educação, Fernando Hadad. Estavam presentes também o deputado estadual Rogério Cafeteira (PMN); os deputados federais Hélio dos Santos (PSDB), Luciano Moreira (PMDB) e Alberto Filho (PMDB); e cerca de 30 prefeitos maranhenses. Ele citou, como exemplo, a necessidade de maior investimentos nos pólos da Uema (Universidsade Estadual do Maranhão), principalmente na abertura de cursos de Medicina, e no planejamento educacional respeitando as características de cada município. “Araioses precisa não de um ônibus escolar, mas de uma embarcação escolar para água doce. Já Cururupu precisa também de uma embarcação escolar, mas de água salgada”, declarou, citando a reivindicação dos prefeitos. O tucano também destacou a necessidade de maior instrução aos gestores municipais sobre como fazer convênios e receber recursos do governo federal. “Ano passado nós tivemos disponibilizado mais de R$ 100 milhões para ser aplicado na educação, mas apenas R$ 16 milhões foram aplicados. Isso por conta de inadimplência ou falta de apresentação de documento”. Neto Evangelista recebeu aparte de Cleide Coutinho (PSB), que agradeceu o deputado por ter pedido mais recursos para garantir na formação de novos médicos, lembrando que Caxias tem o único curso de Medicina da Uema. Também foi aparteado por Rogério Cafeteira, que hipotecou apoio à proposta do tucano e destacou a iniciativa da governadora Roseana Sarney (PMDb) de convidar deputados estaduais para participar de reuniões em Brasília. AEROPORTO Em seu discurso, Neto Evangelista ainda reclamou dos transtornos que passageiros têm que enfrentar por conta do fechamento do Aeroporto Cunha Machado, cujo teto está sob risco de desabamento, e criticou duramente o fato de casas construídas para abrigar ribeirinhos em Trizidela do Vale estarem rachando. Para o deputado, estes fatos mais uma vez causam vergonha ao Maranhão, que só aparece na mídia nacional como exemplo do que é ruim. “O que faço aqui não é discurso, é um desabafo como maranhense [indignado] com a imagem que o Estado tem quando sai na imprensa nacional. Só tenho a lamentar como maranhense e ter a esperança de que este Estado um dia poderá sair do descaso que vive hoje”, afirmou.