Léo Cunha: Imperatriz contará com incinerador de lixo hospitalar

Da Assecom / Gab. do dep. Léo Cunha
30/03/2011 00h00 - Atualizado em 30/03/2011 12h32

Léo Cunha: Imperatriz contará com incinerador de lixo hospitalar

Após a denúncia feita pelo deputado Léo Cunha (PSC), na tribuna da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (29), de que o “lixão” de Imperatriz estaria recebendo lixo hospitalar, a secretaria de planejamento urbano e meio ambiente do município informou que a cidade contará com uma usina de incineração para onde todos esses resíduos serão destinados. A informação foi dada pelo secretário Enéas Rocha, em entrevista coletiva. Segundo ele, a usina entrará em funcionamento a partir de 30 de abril, e receberá todo o lixo hospitalar produzido em Imperatriz. O funcionamento de usina atende à Lei de Resíduos Sólidos, sancionada em agosto do ano passado pelo ex-presidente Lula, e que foi bastante debatida durante o Seminário de Resíduos Sólidos, sediado em Imperatriz, no início de março. Durante seu pronunciamento de terça-feira, Léo Cunha falou de sua preocupação com a contaminação que o lixo hospitalar estaria trazendo ao meio ambiente. “O chorume produzido por esse lixo está contaminando os riachos e o lençol freático e chegando ao Rio Tocantins,” disse. Sobre o inicio do funcionamento da usina o deputado disse que a iniciativa significa um ganho muito grande para o município e principalmente para as 120 famílias de catadores, que segundo ele, sobrevivem do lixão e que estavam expostos a risco de contaminação.