Raimundo Cutrim pede instalação de Cefet no município de Viana

Agência Assembleia
30/03/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Raimundo Cutrim pede instalação de Cefet no município de Viana

O deputado Raimundo Cutrim (DEM) protocolou, nesta quinta-feira, 30, indicação solicitando que o governo estadual interceda junto ao ministro da Educação, Fernando Haddad, no sentido de que seja implantado um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) na cidade de Viana [há 240 km de São Luís]. Para Cutrim, a implantação do Cefet é importante para Viana que, no contexto sócio-econômico e cultural, conta com uma população superior a 49.000 habitantes, a maior parte jovens e trabalhadores rurais. O deputado lembra que funciona na cidade uma importante regional do Governo do Estado, cuja área de abrangência inclui mais 12 cidades, entre elas Arari, Vitória do Mearim, Cajari, Penalva, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São Vicente Ferrer, São João Batista, São Bento, Bacurituba, Palmeirândia e Cajapió. Segundo Cutrim, o Centro tem ofertado educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando centenas de cidadãos no nosso Estado, para atuar nos diversos setores da economia, e na formação e capacitação da mão de obra. O deputado informa que o Cefet mantém campis em funcionamento em Açailândia, Alcântara, Buriticupu, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca, disponibilizando cursos técnicos, licenciatura, bacharelado e capacitação de mão de obra em vários níveis educacionais. O Cefet está instalando novos campis em Pinheiro, Barreirinhas, Bacabal, Caxias, Timon,Barra do Corda, São João dos Patos e São Raimundo das Mangabeiras. “O Campi de Viana vai beneficiar a população daquele pólo, e contribuir no desenvolvimento sócio econômico local, regional e estadual”, disse Cutrim.