Antonio Pereira aborda problema da saúde na região tocantina

Agência Assembleia
12/04/2011 00h00 - Atualizado em 12/04/2011 17h37

Antonio Pereira aborda problema da saúde na região tocantina

O deputado Antonio Pereira (DEM) chamou a atenção na sessão de hoje (terça-feira, 12) para as dificuldades pelas quais passam a saúde pública de Imperatriz e da Região Tocantina, em todos os níveis, principalmente a atenção básica e a de média complexidade. Ao discorrer sobre o tema, ele disse entender os problemas enfrentados pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), que são os mesmos de outros prefeitos do Maranhão, especialmente pelo atual modelo de gestão da saúde pública no Brasil. “Eu sei que não é culpa exclusiva do prefeito municipal, mas cabe a nós, deputados da região, buscarmos as soluções para minimizarmos os problemas da saúde pública da Região Tocantina”, destacou. De acordo com Antonio Pereira, a cidade de Imperatriz é o centro de serviço de saúde de toda a região, principalmente nos setores de urgência e emergência, mas se faz necessária uma ação urgente dos governos federal, estadual e municipal com vistas a aplicação de mais recursos no setor. Como representante da região, Antonio Pereira ressaltou que já está atuando junto ao Ministério da Saúde para que seja aprovado um amplo projeto que define a ação de cada ente federado na área de saúde. A Prefeitura de Imperatriz, por exemplo, participará por meio do hospital Socorrão, que hoje já atende a toda Região Tocantina, o sul do Pará e o norte do Tocantins. Ele explicou que o hospital será referência no atendimento de urgência e emergência, especialmente nas cirurgias neurológicas e gerais para os acidentados. O projeto prevê ainda a participação do Estado por meio do atendimento das UTIs, fortalecendo também a urgência e emergência com a abertura de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que serão inauguradas em Imperatriz. Já o governo Federal ficará responsável pelos financiamentos das cirurgias ortopédicas, disponibilizando mais recursos para mais leitos em Imperatriz. De acordo com Antonio Pereira, a elaboração do projeto contou com o apoio do prefeito Sebastião Madeira e do secretário Ricardo Murad (Saúde). Só após a aprovação pelo Ministério da Saúde é que os recursos serão liberados via Estado ou via Prefeitura de Imperatriz.