Stênio Rezende apela pelo fim de greve em Vitorino Freire

Agência Assembleia
13/04/2011 00h00 - Atualizado em 13/04/2011 16h14

Stênio Rezende apela pelo fim de greve em Vitorino Freire

O deputado Stênio Rezende (PMDB) fez um apelo nesta quarta-feira, 13, na tribuna da Assembleia Legislativa, para que o prefeito de Vitorino Freire, José Ribamar Rodrigues (PP), busque um entendimento com os professores da rede municipal de ensino e ponha fim à greve que está prejudicando o período letivo. Ele afirmou que no município o problema da educação não se resume à busca de melhorias para a categoria, como acontece com a greve da rede estadual, mas é um protesto veemente contra os excessos do atual gestor, que não estaria pagando o salário da categoria há três meses (janeiro, fevereiro e março). “Em Vitorino Freire é greve, é movimento, é carro de som, é faixa nas ruas. O povo, os alunos, os professores estão lutando e reivindicando seus direitos”, relatou. De acordo com Stênio Rezende, na tentativa de enganar os professores, o prefeito pagou apenas uma parte dos salários, mas a medida não surtiu efeito e acirrou ainda mais os ânimos. A sessão de ontem da Câmara de Vereadores da cidade, segundo Stênio Rezende, se transformou num verdadeiro manifesto de repúdio contra os atos do prefeito. “Foram mais de duas horas de debate e assunto era a educação em Vitorino Freire”. Stênio Rezende ponderou que em 2010 houve muita dificuldade para os prefeitos, devido a redução das transferências federais em percentuais que variaram entre 11% a 22%. “Mas não tenho dúvida que os repasses federais foram feitos religiosamente e os prefeitos responsáveis pagaram devidamente os seus funcionários”. Citando como exemplo o município de Balsas, onde praticamente todas as escolas já retomaram suas atividades, Stênio Rezende lamentou, mais uma vez, o prejuízo que está sendo imposto aos alunos de Vitorino Freire. Com relação ao movimento estadual, ele avaliou a greve como inconstitucional, destacando o posicionamento do STF (Supremo Tribunal Federal).