Ex-deputado Joaquim Haickel destaca ações da Sedel

Agência Assembleia
14/04/2011 00h00 - Atualizado em 14/04/2011 16h40

Ex-deputado Joaquim Haickel destaca ações da Sedel

O secretário de Esporte e Lazer, ex-deputado Joaquim Haickel (PMDB), destacou hoje (14), durante entrevista ao Programa Portal da Assembleia, a determinação do governo estadual em realizar uma partida amistosa entre as seleções da França e do Brasil, para marcar a reinauguração do estádio Castelão. O jogo está previsto para o dia 8 de setembro, como parte das comemorações dos 400 anos de São Luís. Esta foi apenas uma das informações prestadas pelo secretário aos jornalistas Adalberto Melo e Cristiane Moraes, apresentadores do programa transmitido pela TV Assembleia (Canal 38 – TVN). Joaquim Haickel discorreu sobre as principais ações do governo, por meio da Sedel, para incrementar o esporte e o lazer, não apenas em São Luís, como em todo o estado. As alterações implementadas pela Sedel nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que já se encontram em sua 39ª edição, foram um dos pontos abordados na entrevista. Joaquim Haickel explicou que as mudanças consistem em uma nova formatação dos jogos, divididos agora em quatro fases (metropolitana e municipal, regional, inter-regional e estadual). Pelo novo formato haverá a primeira fase (metropolitana e municipal), cujos vencedores de cada município classificam-se para a segunda fase, a regional. Em seguida, as equipes classificadas serão divididas em seis grupos regionais (Noroeste, Sul, Oeste, Leste, Centro e Nordeste) e, ao fim desta etapa, os seis campeões de cada grupo continuam na disputa dos JEMs e seguem para a penúltima fase: a inter-regional e, por último, a grande final, que contará com 12 equipes. Apenas o futsal, por ser a modalidade mais disputada, contará com 16 equipes. A outra novidade informada por Haickel é a criação de troféus em reconhecimento a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do esporte no Maranhão. Este ano serão homenageados o ex-diretor do Colégio Batista, Raimundo Soares Figueiredo, na categoria infantil, e o ex-diretor do Colégio Dom Bosco, Luís Pinho Rodrigues, no infanto. Ele explicou que ao lado do Colégio Marista, as duas escolas foram as que mais conquistaram títulos de campeãs durante os 39 anos de JEMs. Joaquim Haickel ressaltou que a maior preocupação do governo é revitalizar os JEMs, estimulando a participação de mais escolas, inclusive as particulares, que ao longo dos anos foram abandonando a competição. Joaquim Haickel ressaltou o empenho e a sensibilidade da governadora Roseana na valorização dos atletas maranhenses. Um exemplo disso é o apoio que o governo está dando aos JEMs de 2011, que conta com a participação de mais de 25 mil estudantes-atletas de 130 escolas de 42 municípios do estado. O estímulo, segundo o secretário, ao esporte é aliado ao dos estudos, pois um bom atleta deve também ser incentivado a ser um bom aluno. Na avaliação de Joaquim Haickel, desde a adoção da Lei de Incentivo ao Esporte e a realização dos Jogos Panamericanos, ambos em 2007, o esporte no Brasil avançou, o mesmo ocorrendo no Maranhão, cujo atual governo tem investido em políticas públicas para o setor. Ele informou que em breve a governadora Roseana Sarney vai encaminhar à Assembleia Legislativa o projeto de lei de incentivo ao esporte no Maranhão, a qual determinará que 1% do ICMS pago pelas empresas seja destinado ao esporte.