Inscrições para o Canto Coral da AL encerram-se dia 30 de abril

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Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
20/04/2011 00h00 - Atualizado em 20/04/2011 13h16

Com parte das ações voltadas a estabelecer maior integração entre os seus servidores, a Assembleia Legislativa está lançando o coral “Vox Legislativo”, que tem como propósito estimular o exercício das artes através da música, favorecendo a elevação moral e intelectual dos funcionários. Os interessados em participar da atividade podem se inscrever, até o dia 30 de abril, na Escola do Legislativo. Ao proporcionar aos servidores a integração através do canto, a Assembleia do Maranhão segue os passos de casas legislativas de outros estados, a exemplo de Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, onde os corais legislativos são atuantes. O canto coral é uma ação tão positiva que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, em 2009, o III Encontro de Corais. O evento foi uma promoção da Coordenadoria de Eventos e da Gerência Cultural da Casa, que reuniu diversos corais e um grande público. A Assembleia Legislativa do Maranhão pensou exatamente no bem estar dos servidores quando resolveu estimular o canto coral. A atividade proporciona a convivência entre os integrantes e traz muitos benefícios para a saúde. Através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo e do álcool. No coral, todo o trabalho é comunitário. Não existem estrelas ou cargos, e sim, vozes que se complementam. Basta fazer uma verificação vocal e participar da rotina de ensaios. No Brasil, a entidade máxima do canto coral é a Confederação Brasileira de Coros, que tem como vice-presidente para a região Nordeste o maestro Antonio Sérgio Teles das Chagas, que dirige o Grupo Vocal Vivace, em Aracaju e os corais da Petrobrás, entre outros, tendo participado de inúmeros festivais e encontros por todo o Brasil e no exterior. O canto coral surgiu no Brasil ainda no período colonial, sob influência da corte europeia. Na época, os cânticos para as missas nas igrejas já eram inspirados em músicas elaboradas para grupos vocais das congregações existentes. A partir de então, todo o desenvolvimento artístico foi acontecendo de acordo com os movimentos na Europa.

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