Jota Pinto pede a recuperação das pontes Bandeira Tribuzzi e Caratatiua

Agência Assembleia
21/04/2011 00h00 - Atualizado em 20/04/2011 15h25

Jota Pinto pede a recuperação das pontes Bandeira Tribuzzi e Caratatiua

O deputado Jota Pinto (PR) está pleiteando ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Infra-Estrutura, a recuperação das pontes Bandeira Tribuzzi e Caratatiua, cujas estruturas estão merecendo atenção especial das autoridades por conta da deteriorização em que se encontram. Indicação neste sentido foi protocolada nesta quarta-feira, 20, na Assembleia Legislativa. O deputado justificou seu pleito enfatizando a importância das duas pontes para a população de São Luís, principalmente pelo fato das duas vias encurtarem o trajeto de moradores e trabalhadores da área e por se tratarem de obras de referência na realidade sócio econômica maranhense. De acordo com o parlamentar, na ponte do Caratatiua as obras mais urgentes são os parapeitos rachados, iluminação precária ou quebrada, pavimentação deficiente e concreto em processo de deteriorização. Os ciclistas e pedestres que passam pelo local sofrem também com a base de concreto das passagens laterais, que está com relevo alto. Há trecho em que é mais seguro para o ciclista descer da bicicleta do que manter-se sobre ela. Jota Pinto revela, ainda, que a ponte Bandeira Tribuzi apresenta problemas nas juntas de dilatação, ou seja, com a ação do peso dos veículos, do calor, da luz do sol e da umidade, o material com o qual a ponte foi construída e asfaltada ganha elasticidade, comprometendo a estrutura. MERCADO O deputado Jota Pinto também já protocolou requerimento solicitando ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea/MA) informações a respeito das obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Luís no Mercado Municipal do bairro da Liberdade. Caso não seja possível, pede que encaminhe laudo técnico discriminando a situação atual da estrutura física do mercado. Jota Pinto justificou sua proposição pela importância que o mercado tem para os moradores do bairro da Liberdade. Segundo ele, a demora das obras acaba por deixar muitos pais de famílias à mercê do descaso e do desemprego, visto que, para muitos, trata-se de única fonte de renda. De acordo com Jota Pinto, o mercado não beneficia apenas o bairro da Liberdade, mas muitos moradores de bairros adjacentes, a exemplo da Camboa, Fé em deus e Alemanha, isso sem contar pessoas de outras localidades mais distantes que têm o mercado como ponto de referência.