Na TV Assembleia, Dr. Pádua fala sobre sistema de saúde no Estado

Agência Assembleia
25/04/2011 00h00 - Atualizado em 25/04/2011 18h43

Na TV Assembleia, Dr. Pádua fala sobre sistema de saúde no Estado

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Dr. Pádua (PP), em entrevista concedida hoje (25), ao Portal da Assembleia, falou sobre o sistema de saúde no estado. Ele destacou as condições dos hospitais de urgência e emergência da capital - os Socorrões -, e os serviços do Aldenora Belo, que é o único hospital de referência no tratamento do câncer no Maranhão. O deputado lembrou que os membros da comissão têm se reunido todas as semanas e que a questão do atendimento da urgência e emergência em São Luís tem sido tratada de uma forma especial, visto que a capital recebe pacientes de todo o Maranhão. Dr. Pádua também disse que a comissão tem acompanhado e analisado a recusa do estado do Piauí em relação ao atendimento do Maranhão. “Nós precisamos mudar nossa política; precisamos dar uma prioridade maior para a saúde primária. Todas essas questões têm que ser resolvida no âmbito das administrações municipais. Não vamos conseguir resolver a questão da saúde, se não atacarmos diretamente as atividades primárias. Não existe outra forma. Precisamos sim de dinheiro para os hospitais, mas isso não vai resolver o problema. O problema é muito mais sério’, afirmou Dr. Pádua. Segundo entendimento do deputado, hoje a saúde primária do Maranhão está sendo desviada através das ambulâncias para as unidades que estão em funcionamento em Imperatriz e os socorrões da capital. “Mas isso não vai resolver o problema; nós precisamos fixar o médico no interior para que deixe de haver sobrecargas nesses hospitais”, ressaltou o deputado. Ele também lembrou que o Maranhão não há número suficiente de médicos para atender a demanda. MUNICIPALIZAÇÃO E ALDENORA BELO Em outro ponto da entrevista, DR. Pádua disse que a municipalização da saúde no estado é um problema que ainda vai perdurar por um bom tempo. Mas, segundo ele, o legislativo estadual tem que apostar na promoção em busca de soluções para o problema. “O Maranhão precisar ter um política de saúde mais digna para o seu povo”. Dr. Pádua disse que ficou feliz com a iniciativa da governadora Roseana Sarney e do secretário de Saúde, Ricardo Murad, que buscaram alternativa para que os serviços de urgência e emergência do Hospital Aldenora Belo possa voltar a funcionar. “A comissão está acompanhando isso com muita felicidade, pois é um problema que atinge todo o Maranhão. Ficamos feliz com esta iniciativa da governadora e do secretário de saúde, Ricardo que compreenderam na necessidade desse serviço voltar a funcionar”, disse o parlamentar. Ele destacou que a retorno do atendimento de urgência no Aldenora Belo tem um significado muito grande, pois será ampliado o atendimento aos pacientes. Mas, o parlamentar também lembrou a necessidade de também serem criadas alternativas de atendimento no interior do Estado, uma vez que existem muitas dificuldades para os pacientes saírem das suas cidades em busca de atendimento na capital. “Hoje, as prefeituras criam alternativas que são as casas de apoio. Mas, esse tipo de apoio não tem amparo legal, pois é direito do cidadão ter a saúde no seu município”, disse Dr. Pádua, afirmando que esse é um tipo de alternativa ocorre em função do sistema equivocado que existe hoje no Maranhão.