Aprovado pedido de investigação de recursos para desabrigados

Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
25/04/2011 00h00 - Atualizado em 25/04/2011 19h02

A Assembleia Legislativa aprovou hoje (segunda-feira, 25) requerimento do deputado Marcelo Tavares (PSB) para que seja solicitada ao procurador geral da República no Maranhão, Juraci Guimarães Junior, abertura de procedimento investigatório para apurar a aplicação de recursos, no valor de R$ 95 milhões, destinados pelo governo federal, em 2009, ao atendimento dos desabrigados das enchentes no Maranhão. O requerimento de Marcelo Tavares foi defendido pelo próprio autor na sessão do dia 14 de abril, mas não chegou a ser votado por falta de quórum. Na ocasião, o líder da oposição iniciou a discussão lamentando ter que transferir para o Ministério Público Federal matéria sobre a qual a Assembleia Legislativa tem plena competência para agir. “Ele [o requerimento] nos envergonha, mas é necessário porque nesta Casa a base do governo não permite a convocação de secretários. Os pedidos de informação, a maioria, são rejeitados. Então, só cabe à oposição pedir ao Ministério Público Federal que apure os indícios graves de incompetência e corrupção”, declarou Marcelo Tavares lembrou a matéria veiculada no Jornal Nacional, da Rede Globo, que mostrou o desabamento das casas construídas para abrigar desalojados, no município de Trizidela do Vale. Ele acrescentou que o mesmo telejornal denunciou a não construção das casas no município de Pedreiras. “Isso é só uma parte do objeto dos recursos liberados pelo Governo Federal”, apontou. No mesmo discurso, ele solicitou que a matéria fosse aprovada em nome da moralidade pública, em nome da probidade e do povo do Maranhão. A aprovação aconteceu na sessão desta segunda-feira.