Neto Evangelista quer que aeroporto retome categoria internacional

Viviane Menezes
Agência Assembleia
27/04/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O deputado Neto Evangelista (PSDB) defendeu nesta quarta-feira (27) a ida de uma comitiva à Receita Federal com objetivo de recuperar o título internacional do Aeroporto Cunha Machado, rebaixado para a terceira categoria depois de ser parcialmente interditado para reforma. As informações obtidas junto a Infraero — durante a visita de uma comissão da Câmara Federal, que veio ao Maranhão, na última terça-feira, 26, com o objetivo de inspecionar a BR-135 e o aeroporto — fundamentaram as declarações do deputado. Durante a visita, Neto Evangelista foi informado que, da forma como está (mesmo antes de concluir a reforma, prevista para terminar em 90 dias), o aeroporto Cunha Machado pode retornar à categoria de internacional. A Infraero explicou que o aeroporto foi rebaixado de categoria em razão da precariedade do atendimento nos primeiros dias de interdição, que passou por mudanças urgentes impelidas ameaça de desabamento do teto do prédio. Neto Evangelista lembrou que, embora ostentasse um título internacional, o aeroporto Cunha Machado nunca foi usado para vôos regulares comerciais com este fim. E o rebaixamento aconteceu no momento de planejamento do primeiro vôo internacional (São Luís/Milão), como parte das comemorações do quarto centenário da capital maranhense, organizado por um comitê gestor da Prefeitura de São Luís. “Essa informação nos tranqüilizou. Vamos ter o primeiro vôo internacional, que é São Luís/Milão [na Itália]”, desabafou. Embora o aeroporto possa ser reinserido na categoria internacional, Neto Evangelista avaliou que a estrutura construída na década de 90, para atender um fluxo de um milhão de pessoas por ano, já não é suficiente para suprir a demanda atual, que é de 1,250 milhão de pessoas por ano. “Por isso pedimos, além da reforma, a construção de um novo aeroporto”. Para Neto Evangelista, a viabilidade para a construção de um novo aeroporto é uma questão de boa vontade política. Ele fez um apelo aos deputados da base governista, no sentido de intercederem junto à presidenta Dilma Rousseff . BR-135 Durante o pronunciamento, Neto Evangelista também repercutiu a visita da comissão à BR-135, no trecho que liga São Luís ao município de Bacabeira. Neto Evangelista destacou a decisão do DNIT em realizar as obras no sentido da ferrovia transnordestina, paralela à ferrovia Carajás, e não na direção da adutora do sistema Italuís e da rede elétrica. Com base em informações do Dnit, Neto Evangelista esclareceu que, com as obras, a Transnordestina será deslocada e recolocada alguns metros depois da Ferrovia Carajás. Com relação aos problemas que estavam travando o processo licitatório, Neto Evangelista disse que os parlamentares receberam a garantia, de representantes do TCU e do Dnit, de que todos os obstáculos serão dirimidos. “Se permanecer o espírito que ontem foi colocado em Bacabeira e depois no aeroporto, acredito que esta obra de fato começa este ano”.