Vale vai construir Terminal Ferroviário integrado ao Itaqui

Informação foi dada pelo diretor de Logística de Carga Geral da mineradora e presidente da Ferrovia Centro-Atlântica, Marcello Magistrini Spinelli (foto), no 1º Seminário Portos no Brasil e no Maranhão, promovido pela Assembleia.

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Marcelo Vieira
Agência Assembleia
28/04/2011 00h00 - Atualizado em 29/04/2011 11h17

Vale vai construir Terminal Ferroviário integrado ao Itaqui
Foto original

O diretor de Logística de Carga Geral da Vale e presidente da Ferrovia Centro-Atlântica, Marcello Magistrini Spinelli, abriu a segunda etapa de palestras do I Seminário Portos no Brasil e no Maranhão, promovido pela Assembleia Legislativa e realizado durante todo o dia de hoje (28) no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa. Sob o tema: “Investimentos da Vale no Corredor de Expansão Norte”, o palestrante destacou os principais projetos de logística da Vale no Maranhão, responsabilidade socioambiental, geração de emprego, recolhimento de tributos entre outros pontos. Segundo Marcelo Spinelli, a Vale investiu em logística no país cerca de R$ 9 bilhões nos últimos seis anos, R$ 5 bilhões somente em 2011. Ele destacou os investimentos da Suzano Celulose no Estado, onde será construída uma nova ferrovia em Imperatriz para fazer a ligação da Suzano com sistema portuário. Um dos principais e mais importantes projetos levantado pelo diretor da Vale foi a construção de um Terminal Ferroviário integrado ao Porto do Itaqui, o que tornaria o escoamento da produção mais ágil e elevaria a capacidade de carga do porto, como já existem nos portos mais avançados do mundo. A Vale também tem feito investimentos na construção naval e segundo Spinell, a mineradora já construiu dois navios para transporte de bauxita e outros estão em construção. De acordo com o executivo, os principais projetos da Vale no Maranhão são: a ampliação da Ferrovia Norte Sul, Projeto Suzano Celulose e o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). Spinelli ressaltou a importância do ramal Tegram para o escoamento da produção de grãos do Maranhão, que vem sendo adiado há cinco anos, mas com previsão de que o projeto seja concluído em 2013.

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