Antonio Pereira aciona governos para resolver problemas em Imperatriz

Da Assecom / Gabinete do dep. Antonio Pereira
29/04/2011 00h00 - Atualizado em 29/04/2011 19h18

Antonio Pereira aciona governos para resolver problemas em Imperatriz

O deputado Antonio Pereira (DEM) disse nesta sexta-feira - após participar de audiência pública na Câmara Municipal de Imperatriz, representando a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa – que já acionou os governos federal e estadual, para resolver os problemas de saúde pública do município de Imperatriz, principal pólo assistencial da região Tocantina. A audiência pública foi realizada na quinta-feira (28), a partir das 9h, no plenário Léo Franklin da Câmara Municipal. O objetivo foi discutir o sistema de saúde de Imperatriz e encontrar soluções para os problemas. “O sistema de saúde de Imperatriz está sobrecarregado, a ponto de receber pacientes de estados vizinhos como o Pará e o Tocantins”, afirmou o deputado Antonio Pereira. Para Antonio Pereira, a primeira providência para resolver os problemas já foi tomada na Assembleia Legislativa. O deputado enviou indicações à governadora Roseana Sarney (PMDB), ao secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, e ao Ministro da saúde, Alexandre Padilha, expondo os problemas e cobrando as soluções exigidas pela população. Nas indicações é solicitado que o governo do Estado e Ministério da Saúde implantem na cidade um projeto de saúde de urgência e emergência, de média e alta complexidade, com UTI e atendimento ortopédico-cirúrgico, geral e neurológico. A idéia é aproveitar as estruturas privadas e públicas, como as UPAs e o Hospital Municipal, “o Socorrão”, que se encontram funcionando. O parlamentar informa que o povo de Imperatriz para um preço alto pela superlotação das unidades de saúde. Segundo ele, os valores do SUS para o atendimento dos pacientes de fora não são repassados à Prefeitura de Imperatriz. “Vou conversar também com os secretários de saúde do Tocantins e Pará, para propor uma solução conjunta para o problema”, promete Antonio Pereira. O presidente da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador Rildo de Oliveira Amaral, garante que a superlotação ocorre, principalmente, no Hospital Municipal de Imperatriz conhecido como “o Socorrão”, “O atendimento de pacientes de outros municípios está sufocando o sistema de saúde de imperatriz”, lamenta. Participaram também da audiência o presidente e vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, respectivamente, deputado Doutor Pádua (PDT), e a deputada Valéria Macêdo (PDT), a secretária de saúde de Imperatriz, Conceição Madeira, prefeitos, vereadores, usuários do SUS e outras autoridades do setor de saúde da região Tocantina.