Bira recebe denuncias de obras inacabadas em Nunes Freire e Centro Novo

Da Assecom/gab. do dep. Bira do Pindaré
04/05/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O deputado Bira do Pindaré (PT) aproveitou a sessão desta quarta-feira (4) para relatar duas denúncias recebidas em seu gabinete e pedir que as autoridades responsáveis tomem as providências cabíveis. A primeira denúncia partiu do vereador Marcelo Oliveira, do município de Governador Nunes Freire (distante 450 km da capital). Ele encaminhou relatório ao gabinete de Bira descrevendo e ilustrando (com fotografias) a situação do município e toda região ocidental do Estado. O deputado lembrou que outros parlamentares levaram o problema a conhecimento da Casa, mas considerou importante reiterar o apelo, visto que a situação se agravou. De acordo com o vereador, a empresa Delta Construções, responsável pela BR-316, não suportou a demanda da obra de recuperação da estrada por não possuir estrutura para concluir a operação. Cortada e com bueiros que também não dão vazão à quantidade de água do Igarapé Pirró (Nunes Freire), ocasiona problemas técnicos que fazem com que a estrada fique totalmente intransitável. A Polícia Rodoviária Federal chegou a interditar a BR no quilômetro 58. Bira apelou ao Dnit (Departamento nacional de Infraestrutura Terrestre) para que conclua a obra. Disse ainda que a população do interior do Estado merece mais atenção do órgão, representante regional do Ministério dos Transportes. A segunda denúncia foi feita pela vereadora Socorro do PT, de Centro Novo (na região do Gurupi, no Leste maranhense). Ela também enviou fotos, vídeos e um relatório sobre a situação da MA-306 e do Hospital Regional. Pela denúncia, a construção da estrada que ligaria Maracaçumé a Centro Novo, iniciada em junho de 2010, orçada em R$ 9 milhões está atrasada. O prazo de conclusão expirou em janeiro passado. A construção foi paralisada quando faltando apenas o asfalto. O descumprimento do governo no cronograma de execução das obras e o agravante das chuvas fizeram com que a estrada ficasse intrafegável. “Além do prejuízo que essa falta de compromisso acarreta, a população sofre com a falta de mantimentos e principalmente o direito de ir e vir, que é assegurado constitucionalmente. Nem as ambulâncias conseguem mais trafegar entre as cidades de Centro Novo e Maracaçumé”, declarou o parlamentar. Outra obra interrompida em Centro Novo, segundo vereadora, foi o hospital estadual que começou a ser construído ainda no Governo Jackson lago (janeiro de 2006 a março de 2008). A obra que custou R$ 891 mil e que tinha prazo de 180 dias para ser concluída foi paralisada sem nenhuma explicação. Segundo informações do parlamentar, a Câmara de Vereadores de Centro Novo encaminhou ao Ministério Público Estadual um ofício denunciando esses absurdos. Bira pediu às autoridades do Estado e à governadora Roseana Sarney que tomem providências, pois a população vem sofrendo com o caos nas estradas do Maranhão e os cidadãos desses municípios carecem da conclusão das três obras com urgência.