Hélio Soares pleiteia recuperação de estradas e construção de hospitais

Lenno Edroaldo
Agência Assembleia
06/05/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

A recuperação de estradas vicinais, rodovias estaduais; o reinício de obras em hospitais; e a formação de um pacto municipalista foram as solicitações feitas pelo deputado Hélio Soares (PP), todas publicadas no Diário Oficial da Assembleia Legislativa. O parlamentar pede, por exemplo, que o secretário de Infraestrutura, Max Barros, tome providências para que de forma urgente sejam recuperadas estradas vicinais no município de Centro Novo do Maranhão, localizado na região oeste do Estado, na divisa com o Pará. Ainda para o município ele pediu que a secretaria de Saúde reinicie as obras de construção e acabamento do hospital municipal. A unidade de saúde é conveniada com o governo do Estado e “reduzirá o sofrimento das pessoas que esperam por um atendimento médico de qualidade”, escreveu Soares. Também em regime de urgência, o parlamentar solicita o reinício das obras de recuperação da MA-122, que liga os municípios de Imperatriz e João Lisboa, na região tocantina, assim como da MA-275, entre Amarante do Maranhão [microrregião de Imperatriz] e Sítio Novo [microrregião de Alto Mearim e Grajaú]. “Os municípios pertencem a microrregiões distintas. Entretanto, a recuperação da MA-275 é de suma importância para o processo desenvolvimentista não somente dos dois municípios como também das duas regiões que, juntas aglutinam aproximadamente um milhão de pessoas”. Ainda em Amarante do Maranhão, Hélio Soares solicitou a recuperação de estradas vicinais [Indicação 331/11]. A recuperação da MA-383 também foi solicitada pelo deputado “devido ao seu péssimo estado de conservação”. A estrada liga Senador Alexandre Costa à BR-226, serve para escoar os produtos da atividade econômica do município, assim como para a entrada de bens e serviços de outras localidades. A Indicação 329/11 trata do pedido de recuperação da MA-306, entre Maracaçumé e Centro Novo do Maranhão, considerando que a estrada está bastante prejudicada, praticamente intrafegável devido às fortes chuvas ocorridas este ano na região. INCRA As Indicações 330/11 e 332/11 são endereçadas ao superintendente estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Luiz Alfredo Soares da Fonseca. Nelas, Hélio pede a recuperação de estradas vicinais no município de Centro Novo do Maranhão, localizadas em assentamentos rurais administrados pelo Incra. Solicitação no mesmo sentido foi encaminhada ao mesmo superintendente, mas para a cidade de Amarante do Maranhão. PACTO MUNICIPALISTA O último pedido do parlamentar propõe a criação de um pacto entre os prefeitos de vários municípios das microrregiões de Imperatriz, e do Alto Meraim e Grajaú. O objetivo é recuperar a MA-275, principal via entre as duas microrregiões. “O pacto é uma alternativa para solucionar de forma imediata os problemas causados de ordem econômica e social para os municípios das duas microrregiões e, exemplo na execução de políticas municipalistas comuns aos munícipes de cada município que, juntos aglutinam 27 municípios, ou seja, aproximadamente um milhão de pessoas”, descreveu Soares. Os municípios que serão beneficiados pelo pacto e recuperação da MA, são Açailândia, Amarante do Maranhão, Buritirana, Cidelândia, Davinópolis, Itinga do Maranhão, Imperatriz, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Senador La Rocque e Vila Nova dos Martírios, todos na microrregião de Imperatriz; e Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, Santa Filomena do Maranhão, Sítio Novo e Tuntum, da microrregião de Alto Mearim e Grajaú.