Crianças do "Sol Nascente" homenageiam as mães

Festa promovida pelo Grupo de Esposas de Deputados (Gedema) foi realizada em escola pública do bairro São Francisco e contou com a apresentação de poesias, coral e músicas instrumentais em violino, violoncelo e flauta.

Cláudio Brito
Agência Assembleia
07/05/2011 00h00 - Atualizado em 07/05/2011 23h27

Crianças do "Sol Nascente" homenageiam as mães

O Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema)- por meio do Programa Sol Nascente Cidadania com Arte - promoveu, na tarde deste sábado (7), na Unidade Integrada Desembargador Sarney, localizada no bairro do São Francisco, uma festa em homenagem às mães. A bonita e significante festa teve início às 14h, com a exibição de um vídeo em homenagem às mães. Em seguida, os professores e alunos do Projeto Sol Nascente tocaram, em violino, violencelo e flautas, as músicas clássicas go tell aunt khody, ligthle row e on your way. Depois, foram tocadas as músicas: “Se essa rua fosse minha” e “Titanic”, “Como é grande o meu amor por você” (Roberto Carlos) e “Amor intenso” (Nando Cordel). O Coral Sol Nascente apresentou a coreografia “Aos olhos do papai você é linda”. A poesia em homenagem às mães foi lida pelo estudante e músico Davi Araújo Pavão, de 11 anos, que demonstrou todo o amor que todos nós temos pela primeira e mais fiel companheira de nossas vidas. No final da festa, foi servido um lanche aos participantes. O coordenador do programa Sol Nascente Cidadania com Arte, Elvis Franco, informou que o trabalho do Gedema beneficia 130 crianças e adolescentes dos bairros do São Francisco e da Ilhinha, que recebem aulas de teatro, dança, canto coral, violino, violencelo e instrumentos de sopro. Para Elvis Franco, a festa foi uma oportunidade de homenagear as mães e proporcionar aos alunos apresentação do que eles já aprenderem, por meio do importante programa de inclusão social da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão. Elvis destacou a dedicação e empenho da presidente do Gedema, Valderês Melo, e de todos os professores do Programa Sol Nascente. Segundo o coordenador, agora as crianças e adolescentes aprendem, também, direitos, deveres e um projeto de vida futura. INCLUSÃO SOCIAL O Programa Sol Nascente Cidadania com Arte foi idealizado pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Maranhão para incluir socialmente crianças e jovens, através de música, teatro e dança, estimulando-os e valorizando-os como cidadãos úteis e responsáveis. Por meio de parcerias com a sociedade civil, organismos nacionais e internacionais, e órgãos afins, municipais e estaduais, são proporcionados, para a execução do programa, os espaços públicos necessários, infra-estrutura material e técnica bem como alimentação e uniformização dos alunos. A festa foi muito bem recebida pelas mães dos alunos. Dona Maria Zumira comentou que adorou a festa, principalmente porque pode assistir a apresentação da filha no coral e na dança. “O Sol Nascente já tirou centenas de crianças das ruas e devolveu a elas a dignidade”, admite. O estudante Rafael Alcântara, de 12 anos, destacou a importância do Programa. Confessou que entrou no Porograma há três anos e já aprendeu tocar violino e flauta transversal. “O Sol Nascente deveria ser copiado por todos os estados e municípios do Brasil”, afirmou.