AL realiza audiência para discutir interdição do aeroporto

O presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, deputado Raimundo Louro, reafirmou a importância da audiência que será realizada nesta terça-feira (10), às 15h, para discutir a obras emergências do Marechal Cunha Machado.

Claudio Brito
Agência Assembleia
09/05/2011 00h00 - Atualizado em 09/05/2011 18h43

AL realiza audiência para discutir interdição do aeroporto

O presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Raimundo Louro (PR), ocupou a tribuna da Casa nesta segunda-feira (9) para reafirmar a importância da audiência pública que será realizada nesta terça-feira (10), às 15h, para discutir a obras emergências do aeroporto Marechal Cunha Machado. A audiência é resultado de uma visita ocorrida na terça-feira, 26 de abril às obras do aeroporto. Acompanhado dos deputados Rigo Teles (PV), Neto Evangelista (PSDB) e Bira do Pindaré (PT), de deputados federais e autoridades do governo federal — o grupo fez ainda uma visita à BR-135. O parlamentar lembrou que na reunião com os técnicos da Anac e da Infraero — realizada no auditório da Aeronáutica — foram discutidos detalhes do andamento das obras de recuperação da estrutura e da cobertura do terminal de passageiros do aeroporto, que ameaçava desabar, pondo em risco a segurança dos passageiros. Raimundo Louro revelou que o superintendente da Infraero, Paulo Roberto Costa, garantiu a todos que a obra deve ser entregue em 180 dias. Segundo ele, a Infraero garantiu, também, que a recuperação da estrutura foi orçada em R$ 5 milhões, mas pode ser aditivada para R$ 15 milhões, caso seja necessária a troca total da cobertura do aeroporto. O deputado no entanto, disse que ainda pairam muitas dúvidas sobre o andamento das obras e os motivos reais que levaram a interdição do Cunha Machado, que serão dirimidas durante a audiência desta terça. RODOVIA Para ele, a visita à BR-135 foi realizada porque apesar do projeto de duplicação da rodovia federal estar pronto, foi preciso fazer alguns ajustes na licitação. Segundo ele, o Tribunal de Contas da União (TCU) detectou irregularidades nos valores das medições, que alteravam os custos da obra de R$ 41 milhões. Com isso, o custo da duplicação caiu de R$ 296 milhões para R$ 255 milhões. Louro informou que o técnico do TCU, Ulisses Vasconcelos, garantiu que a duplicação da BR-135 devem começar em agosto ou setembro deste ano, depois dos ajustes necessários no processo de licitação a serem feitos, nos próximos dias, pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes do Maranhão (Dnit). Participaram também das visitas os deputados federais Carlos Brandão (PSDB-MA), Nelson Bornier (PMDB-RJ), o presidente do Crea-MA, engenheiro Raymundo Portelada, o superintendente regional do Dnit, engenheiro Gerardes Fernandes, o superintendente do aeroporto, Ildebrando Correa, representantes da Anac e o técnico do TCU, Carlos Wellington.