AL realiza exposição fotográfica sobre transporte urbano

A exposição, em cartaz até 15 de junho, traz um pouco dos costumes e da beleza arquitetônica de São Luís em décadas passadas e faz parte do Projeto Legisarte — uma ação planejada pela Diretoria Institucional do Legislativo estadual.

Nice Moraes
Agência assembleia
10/05/2011 00h00 - Atualizado em 10/05/2011 15h50

AL realiza exposição fotográfica sobre transporte urbano

Tendo como objetivo principal estimular a aproximação do Legislativo com o cidadão maranhense, foi aberta na manhã desta terça-feira (10), na Praça das Artes, situada no haal de entrada da Assembleia Legislativa a exposição fotográfica “A Evolução do Transporte Coletivo urbano e Rodoviário do Maranhão”, uma parceria da Casa com o sistema Sest/Senat, e que vai ficar aberta ao público até 15 de junho, das 9h às 18h, de segunda a quinta-feira e, das 9h às 14h, às sexta-feira. A exposição traz um pouco dos costumes e da beleza arquitetônica de São Luís em décadas passadas e faz parte do Projeto Legisarte — uma ação planejada pela Diretoria Institucional do Legislativo estadual. A abertura da exposição, que contou com as presenças do presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), dos deputados Raimundo Louro (PR), Jota Pinto (PR), Magno Bacelar (PV), Hélio Soares (PP), Carlinhos Florêncio (PHS), Manoel Ribeiro (PTB), Vianey Bringel (PMDB), Edilázio Júnior (PV), Eduardo Braide (PMN), do diretor institucional da Casa, Ivan Sarney, de servidores da Casa, além de visitantes, foi bastante elogiada, uma vez que a mesma está contribuindo para o fortalecimento da memória e da identidade dos cidadãos de São Luís. Arnaldo Melo, ao participar da exposição, disse que a Assembleia Legislativa, através da Diretoria Institucional, tem tomado algumas iniciativas no sentido de aproximar a sociedade da Casa, trazendo vário seguimentos sociais para uma convivência mais próxima com os parlamentares. “Hoje estamos aqui fazendo essa exposição, momento histórico do Maranhão, aonde temos a oportunidade de saber como os transportes rodoviários e urbanos da nossa cidade se desenvolveram. Aproveito para convidar todos os parlamentares, servidores, visitantes desta Casa e toda sociedade ludovicense e os turistas para virem até aqui assistirem essa exposição que ficará aqui por um período de 45 dias”. O presidente disse que é uma decisão da Mesa Diretora da Casa aproximar cada vez mais os cidadãos do parlamento maranhense. “A Assembleia quer interagir com a sociedade; quer estar próxima dos estudantes para que nós possamos nos identificar cada vez mais com todos os maranhenses”, ressaltou Arnaldo melo. AVANÇOS O deputado Hélio Soares elogiou a iniciativa da Casa pela realização da mostra sobre o sistema de transporte. “Muito boa essa exposição. Podemos ver o quanto nós já avançamos no setor de transporte, apesar de faltar muitas coisas ainda. Precisamos definir padrões de qualidade para que melhore a vida do nosso usuário que usa diariamente tanto o transporte urbano como o rodoviário, que é um fator de desenvolvimento, tanto do MA como do Brasil”. Jota Pinto, que também participou da abertura da exposição, disse que a iniciativa é louvável, pois as pessoas têm a oportunidade de reviver momentos importantes na vida do transporte coletivo da cidade. “Está de parabéns o diretor Ivan Sarney e toda equipe que disponibiliza essa exposição para que o Maranhão e o povo de São Luís tome conhecimento da nossa história”. Carlinhos Florêncio também opinou sobre a abertura desse espaço na Assembleia. “O presidente Arnaldo Melo teve a maravilhosa ideia de abrir esse espaço tão importante pra trazer esse tipo de exposição que traz um pouco da história do transporte coletivo do Maranhão. É importante que a AL abra esse espaço cada vez mais”. REFLEXÃO O diretor institucional da Casa, Ivan Sarney, disse que a mostra fotográfica permite a todos que façam uma reflexão sobre o passado, presente e também projetar o futuro. Saber como está a evolução do transporte urbano de São Luís; saber como está a evolução do transporte do Maranhão, especialmente o rodoviário. “Eu penso que cada maranhense que olha essa exposição, de alguma maneira se encontra nela. E, se encontrar nessa exposição, é recompor o passado, é recompor a família, é ver a vitória, a história, e trajetória e a identidade”, ressaltou. Ivan Sarney lembrou ainda que essa exposição que é didática e educativa vai estar aberta ao público por um período de 45 dias. Ele disse ainda que a intenção do presidente Arnaldo Melo foi exatamente fazer com o servidor sinta essa exposição. “Mas nós também queremos trazer o público externo para assistir essa exposição que é única, extraordinariamente bela, educativa e didática e nós não podemos perder essa oportunidade de estar abrigando neste espaço que nós vamos continuar utilizando para fazer atividades culturais, como recitais, concertos de piano, de violão, lançamentos de livros e outros. Com certeza aqui vão acontecer muitos eventos culturais”. O servidor da Casa, Paulo de Tarso, que é filho de São Luís e teve a oportunidade de conhecer alguns dos transportes ali expostos na mostra, disse que a iniciativa da Assembleia é louvável, pois todos têm a oportunidade de ter uma noção do passado. “Tudo isso aqui faz parte do meu passado e tantos ludovicences; eu tenho uma satisfação de, como filho de São Luís, rever tudo”. O visitante João Carlos Cruz Pereira, que é representante comercial, disse que veio até a Assembleia para acompanhar a sessão, mas ao tomar conhecimento da exposição decidiu visitá-la. “Eu acho muito importante uma exposição nesse sentido porque mostra, principalmente para as novas gerações, como era o transporte coletivo nas décadas passadas. É uma mostra muito esclarecedora”.