Assembleia e Uema assinam convênio de cooperação

Termo de parceria foi assinado, nesta terça-feira (10), pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e o reitor José Augusto de Oliveira, para a realização de trabalhos conjuntos entre as duas instituições.

Ribamar Santana
Agência Assembleia
10/05/2011 00h00 - Atualizado em 10/05/2011 18h47

Assembleia  e Uema assinam convênio de cooperação

Foi assinado nesta segunda-feira, 10, no gabinete do presidente Arnaldo Melo, um Convênio de Cooperação entre a Assembleia Legislativa do Maranhão e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O objetivo é a realização de trabalhos conjuntos, sob a forma de parceria, de mútuo interesses dos partícipes, no cumprimento de suas missões institucionais, visando à economia de tempo, de recursos financeiros, racionalização e aprimoramento de resultados. No ato de assinatura, o reitor da Uema, professor José Augusto de Oliveira, discorreu sobre as atribuições dessa instituição de ensino superior maranhense, demonstrando seu crescimento ao longo dos anos, hoje contando com 21 campis no interior, e diversos cursos nas áreas de engenharia, social, ciências agrárias e de saúde. Segundo José Augusto, a Uema, neste momento, se prepara para adequar seu planejamento estratégico aos novos cenários de desenvolvimento do Maranhão. “Queremos estar à altura das expectativas da sociedade e do mercado de trabalho em relação à nossa responsabilidade enquanto instituição pública de ensino superior. Precisamos dar o melhor de nós, afinal somos uma instituição pública a serviço do bem comum”, explicou. “Este é um momento histórico e ímpar. Estamos firmando uma parceria com uma casa que é o “eco do povo”, pois tem um colegiado de representantes legitimamente eleitos que representam a população maranhense. Temos muito que fazer juntos para engrandecer nosso Estado”, revelou o reitor José Augusto. TV ASSEMBLEIA O presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, afirmou que o Convênio de Cooperação com a Uema é o primeiro a ser assinado - fruto do trabalho da Diretoria de Relações Institucionais, recém criada pela Casa - de uma série que precisam ser firmados com outras instituições da sociedade. “A nossa marca será trazer para dentro da Assembleia todos os segmentos sociais da sociedade porque precisamos construir uma nova imagem da classe política. Hoje, a classe política vive uma grave crise de representação, que precisa ser superada, para podermos avançar na construção de um Brasil e um Maranhão melhores”, defendeu. Para Arnaldo Melo, a Uema é a mais legítima, a mais genuína de nossas instituições, porque é a nossa única universidade estadual. “Temos que despertar a nossa vaidade por isto”, provocou Arnaldo Melo, ao mesmo tempo em que disponibilizou a TV Assembleia para uso da Uema, a exemplo do que já fez em relação ao Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas. Participaram da solenidade o deputado Hélio Soares (PP), primeiro secretário da Mesa, o Diretor de Administração e Recursos Humanos da Assembléia, Eraldo Marinelli, o Diretor de Relações Institucionais, Ivan sarney, a Diretora de Comunicação, Dulce Brito, o Vice-Reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa e , o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Canhedo Guerra, o Diretor do Curso de Formação de Oficiais, Mivaldo Álvares de Oliveira, a professora do curso de Arquitetura, Grete Pflueger, o Coordenador de Pesquisa, Willame Cardoso, a Pró-Reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita e a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira.