Deputados vão ao lançamento do Maranhão Profissional

Programa lançado pelo governo do Estado visa promover uma melhor formação profissional à população maranhense por meio de ações integradas e parcerias. O presidente Arnaldo Melo e vários deputados prestigiaram o evento.

Lenno Edroaldo
Agência Assembleia
11/05/2011 00h00 - Atualizado em 11/05/2011 16h19

Deputados vão ao lançamento do Maranhão Profissional

O presidente Arnaldo Melo (PMDB) e vários deputados estaduais prestigiaram o lançamento do programa Maranhão Profissional, elaborado pelo governo do Estado. A cerimônia de lançamento do projeto, que visa promover uma melhor formação profissional à população maranhense, aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Além do chefe do Legislativo Maranhense, estiveram presentes os deputados Alexandre Almeida (PTdoB), André Fufuca (PSDB), Antônio Pereira (DEM), Carlos Filho (PV), César Pires (DEM), Edilázio Júnior (PV), Eduardo Braide (PMN), Fábio Braga (PMDB), Francisca Primo (PT), Jota Pinto (PR), Manoel Ribeiro (PTB), Rigo Teles (PV), Roberto Costa (PMDB) e Stênio Rezende (PMDB). O Maranhão Profissional (Programa Integrado de Educação Profissional do Maranhão) reúne um conjunto de ações integradas pelo governo estadual e inúmeros parceiros nas instâncias privada e pública com o objetivo de preparar mão de obra qualificada que atenda à demanda das empresas em instalação e as que serão instaladas nos próximos anos. Os organizadores do programa estimam que sejam criados aproximadamente 200 mil novos postos de trabalho em todo o Maranhão. A previsão inicial é de que através do projeto sejam investidos, aproximadamente, R$ 777 milhões em ações como a formação de docentes, o fortalecimento da estrutura física da rede de educação formal e do sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado. “Esse é um tipo de investimento extremamente necessário e que trará um grande retorno para o cidadão maranhense, que ganhará em educação e melhorando sua renda”, disse Fernando Lima, coordenador executivo do Maranhão Profissional. Durante a assinatura da Medida Provisória 095, que criou o programa e os conselhos consultivo e deliberativo do Maranhão Profissional, a governadora Roseana Sarney (PMDB) ressaltou a necessidade de se buscar cada vez mais dar novas oportunidades à população local. “O Maranhão é hoje a terra das novas oportunidades, onde serão investidos mais de R$ 11 bilhões pelas iniciativas pública e privada. Por isso é necessário que nossa gente esteja preparada para ocupar os empregos que aqui serão gerados, melhorando a qualidade de vida e a renda de nosso povo”, afirmou. APOIO O presidente Arnaldo Melo elogiou o programa e falou sobre suas vantagens. “A Assembleia Legislativa sempre vai apoiar iniciativas como essa, que visam o desenvolvimento de nosso Estado. Este é o momento da grande arrancada para um novo Maranhão. Acredito que nos próximos dez anos viveremos em um Estado bem melhor, com uma população mais qualificada e de economia mais desenvolvida.” SAIBA MAIS A implantação do Programa será feito em duas etapas. A primeira será desenvolvida no período de 2011 a 2014, envolvendo 20 municípios. Nesta etapa, os cursos contemplarão os níveis de educação inicial e continuada, técnica, além de programas voltados ao reforço escolar (aumento e melhoria da escolaridade formal). Estão incluídos na 1ª fase os municípios de São Luís, Imperatriz, Balsas, Caxias, Grajaú, Codó, Açailândia, São José de Ribamar, Bacabal, Timon, Pedreiras, Santa Inês, Paço do Lumiar, Pinheiro, Rosário, Bacabeira, Aldeias Altas, Santo Antônio dos Lopes, Godofredo Viana e Centro Novo do Maranhão. Já a segunda fase compreende a expansão e consolidação do programa. O objetivo é atingir um total de 64 municípios. A 2ª etapa será desenvolvida no período de 2012 a 2014, e incluirá além dos níveis contemplados na Fase I, a educação tecnológica, educação superior e pós-graduação.