Aluízio Mendes garante que vai negociar com militares e bombeiros

Agência Assembleia
11/05/2011 00h00 - Atualizado em 11/05/2011 17h13

Aluízio Mendes garante que vai negociar com militares e bombeiros

O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluizio Mendes, garantiu nesta quarta-feira (11) – depois de demorada reunião com os deputados da Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa – que o governo do Estado vai analisar e negociar as reivindicações dos militares e bombeiros do Maranhão. Os militares e bombeiros lutam junto à Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa para conseguirem a promoção por tempo máximo de graduação, promoção funcional sem o número de vagas, adicional de insalubridade e reajuste salarial indexado pela da inflação anterior do PIB do Estado do Maranhão. A categoria quer, também, nível superior para entrar na carreira, data-base, vinculação dos vencimentos aos policiais civis, aposentadoria aos 25 anos de efetivo exercício, auxílio fardamento, curso de mestrado para ser coronel, alteração da jornada de trabalho e voltar a atividade depois de exercer cargo eletivo. Para o secretário Aluizio Mendes, o grande problema é que os militares e bombeiros apresentaram, por meio de diversas associações da classe, várias propostas distintas. “É preciso que seja e apresentada uma proposta única para podermos negociar”, afirmou. O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado José Carlos da Caixa (PT), disse que coincidem os entendimentos jurídicos da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Secretaria de Estado de Segurança, acerca das principais reivindicações dos policiais militares e do Corpo de Bombeiros. PROPOSTA ÚNICA Amanhã, quinta-feira (12), as partir das 15h, a Comissão volta a se reunir com os militares e bombeiros no auditório Fernando Falcão. José Carlos informou que durante a reunião será mostrada a análise jurídica das reivindicações das categorias. O documento foi elaborado pela Consultoria Jurídica da Assembléia. Segundo José Carlos, a Comissão de Segurança vai, ainda, mediar um entendimento entre as diversas representações dos militares e bombeiros. “A idéia é unificar uma proposta que, posteriormente, será analisada e negociada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública”, disse o deputado. Também estavam presentes na reunião os deputados Marcelo Tavares PSB), Neto Evangelista (PSB), Rubens Júnior (PT do B), Luciano Leitoa (PDT), Edson Araújo (PSL), a deputada Eliziane Gama (PPS), o secretário adjunto de segurança, Laércio Costa, o assessor especial, Daniel Brandão e consultores jurídicos da Assembleia Legislativa.