Neto Evangelista elogia Aluísio Mendes por aceitar convite da Assembleia

Agência Assembleia
12/05/2011 00h00 - Atualizado em 12/05/2011 16h22

Neto Evangelista elogia Aluísio Mendes por aceitar convite da Assembleia

O deputado Neto Evangelista (PSDB) elogiou a iniciativa do secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes, de atender convite da Casa e participar de reunião onde foram apresentadas reivindicações de melhorias para os bombeiros e policiais militares. A reunião, organizada pela comissão temática de Segurança da Assembleia Legislativa, foi realizada na última terça-feira (11), com a participação dos deputados Marcelo Tavares (PSB), Neto Evangelista (PSB), Rubens Pereira Júnior (PTdoB), Luciano Leitoa (PDT), Edson Araújo (PSL), Eliziane Gama (PPS), o secretário-adjunto de Segurança, Laércio Costa, o assessor especial, Daniel Brandão e consultores jurídicos da própria Assembleia. “Quero parabenizá-lo, porque o secretário esclareceu tudo aquilo que os deputados presentes colocaram. Éramos dois deputados de situação e seis de oposição, entre eles o líder de oposição e transcorreu tudo bem porque o secretário teve a consciência de que vindo à esta Casa, esclarecendo os fatos, seria muito melhor”, disse. Da mesma forma que fez elogios ao gestor, Neto Evangelista questionou a ausência da secretária de Educação, Olga Simão, quando a Casa aprovou um requerimento lhe convocando a prestar esclarecimentos sobre a greve dos professores da rede pública de ensino. “Por quê o secretário de Segurança pode vir à Assembleia, através de um convite, onde na reunião tinham apenas dois deputados aliados da base do governo e seis de oposição e transcorreu muito bem, e a secretária de Educação, após convocação do Plenário, não pode estar presente nesta Casa?”, indagou. LAGO DA PEDRA Ainda em seu discurso o parlamentar falou sobre a Indicação à Secretaria de Segurança solicitando a instalação de uma companhia independente da Polícia Militar, uma delegacia regional de Polícia Civil e uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) na cidade de Lago da Pedra, município da microrregião do Pindaré, localizada a 312 quilômetros de São Luís. A Indicação foi protocolada na última terça-feira (10) e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (12) da Assembleia Legislativa. “Lago da Pedra detém hoje 46 mil habitantes e conta com um efetivo de apenas 21 policiais que se revezam, quando a ONU determina que haja pelo menos um policial para cada 250 habitantes. Ou seja, quatro policiais por dia”, afirmou Evangelista, acrescentando que vários municípios da região dos Lagos também busca auxílio do efetivo policial disponibilizado para Lago da Pedra. O deputado também reforçou os pedidos citando vários assaltos existentes na cidade, principalmente em agências bancárias, Correios, casas lotéricas e condutores de veículos, assim como fugas de presos de justiça. Sobre a instalação do Ciretran, Neto Evangelista justificou o pedido afirmando que houve um aumento significativo da frota de veículos que transita na cidade, no entanto uma fiscalização mais adequada não acontece: “Lago da Pedra é hoje considerada uma cidade-pólo, cujo fluxo de veículos aumentou bastante. Consequentemente o número de acidentes aumentou bastante. Então, também fazemos o pedido de um Ciretran para a Cidade de Lago da Pedra, atendendo toda a região”.