Marcelo Tavares faz críticas ao Programa de Qualificação Profissional

Waldemar Têrr
Agência Assembleia
12/05/2011 00h00 - Atualizado em 12/05/2011 15h46

O líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Marcelo Tavares (PSB), fez, na sessão desta quinta-feira, algumas críticas ao Programa de Qualificação Profissional, lançado na quarta-feira (11) pela governadora Roseana Sarney (PMDB). Tavares disse que o programa é necessário, porque o Maranhão precisa de um processo sério de qualificação de mão de obras, mas já nasceu com um erro na base, porque ele só procura fazer um plano de qualificação com as pessoas que já saíram do ensino médio. Marcelo Tavares afirmou que é necessário que os estudantes saiam do ensino médio em condições de assegurar uma vaga no mercado de trabalho. “É um plano que olha a correção de fluxo, mas não muda o ensino médio do Maranhão, que historicamente é um dos piores do Brasil. Principalmente, por responsabilidade da governadora Roseana que, quando era governadora num mandato anterior, dos 217 municípios do Maranhão, 158 municípios não tinham ensino médio”, afirmou. O líder do BPO também afirmou que “aquele Maranhão que aparece nas propagandas oficiais do publicitário Duda Mendonça, é um Estado que não existe; deve existir somente nos sonhos da governadora Roseana, porque é muito longe da realidade que de fato os maranhenses vivem e atravessam”. Marcelo Tavares citou propagandas que falam que o Maranhão está recebendo 100 bilhões de reais e criando milhares de novos empregos, com o Maranhão vivendo um boom econômico. “Para nossa infelicidade é mentira, o Maranhão não vive esse boom econômico que governadora Roseana alardeia. As empresas que estão aí, já vieram em governos anteriores a este governo de Roseana”, acusou. De acordo com Marcelo Tavares, o Maranhão no primeiro trimestre de 2011, segundo os dados oficiais do CAGED, não teve nenhum acréscimo nos números de empregos formais, e que o resultado no acumulado deste ano é o fechamento de duas mil, seiscentas e cinquenta e cinco vagas no primeiro trimestre. Assim o Maranhão registrou o 25º pior desempenho na geração de empregos no Brasil no trimestre. Tavares citou ainda que no ProJovem urbano os professores não recebem os salários desde setembro do ano passado e que segundo o censo do IBGE, 25% da população do Maranhão estaticamente são miseráveis, o pior do Brasil, perdendo até para o Piauí. Os deputados Fábio Braga (PMDB) e Manoel Ribeiro (PTB) defenderam o Governo Roseana e asseguraram que a governadora vem adotando ações no sentido de ampliar o mercado de trabalho. Ao finalizar, Marcelo Tavares e enfatizou que é fundamental investir no ensino médio, sem esquecer aqueles que já passaram por ele e precisam ter acesso ao mercado de trabalho. “São coisa que precisam ser feitas de forma simultânea, só que eu vejo um governo prometendo um programa mirabolante, ora 200 mil vagas, ora 300 mil vagas, ora 400 mil vagas, mas ao mesmo tempo tratando com descaso e com desdenho o ensino médio”, afirmou.