Deputado Fábio Braga destaca o programa Maranhão Profissional

Agência Assembleia
12/05/2011 00h00 - Atualizado em 12/05/2011 16h34

Deputado Fábio Braga destaca o programa Maranhão Profissional

O deputado Fábio Braga (PMDB) destacou nesta quarta-feira (12) o sucesso do programa “Maranhão Profissional”, lançado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) na última quarta-feira (11), durante solenidade no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O programa foi alvo de críticas do líder da Oposição na Assembleia, deputado Marcelo Tavares (PSB). O parlamentar acha o programa necessário, mas alerta que “o Estado do Maranhão precisa fazer um sério processo de qualificação de mão-de-obra”. Para Fábio Braga, as críticas de Marcelo Tavares são incoerentes. Segundo o deputado, os critérios do programa governamental foram idealizados para incluir milhares de pessoas em atividades profissionais distintas em todos os cantos do Maranhão. Para Braga, a questão do boom no Maranhão pode ser vista em duas situações: a primeira é a questão de geração de empregos que não pode ser algo imediato, pois estamos implantando novos projetos, por conta de descobertas de minérios, gás natural e petróleo. A segunda situação a viabilidade dos projetos que, por serem instalados nas localidades mais próximas do continente europeu, exigem medidas do governo do Estado para promover a qualificação da mão-de-obra necessária para tocar os grandes projetos no futuro. O PROGRAMA O Maranhão Profissional — um Programa Integrado de Educação Profissional do Governo do Estado do Maranhão — reúne um conjunto de ações integradas pelo executivo estadual e parceiros nas instâncias privada e pública com o objetivo de preparar mão de obra qualificada que atenda à demanda das empresas em instalação e as que serão instaladas nos próximos anos. Os idealizadores do programa calculam que sejam criados aproximadamente 200 mil novos postos de trabalho em todo o Maranhão. A previsão inicial é de sejam investidos cerca de R$ 777 milhões em ações como a formação de docentes, o fortalecimento da estrutura física da rede de educação formal e do sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado.